body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Antes de posse, Trump faz alerta contra o Talibã no Afeganistão

Donald Trump fez alerta contra o Talibã, que modernizou seu exército com armas deixadas para trás no Afeganistão por tropas dos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

Antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump fez um alerta contra o Talibã e disse que deseja recuperar os equipamentos militares deixados para trás no Afeganistão, durante a retirada de tropas norte-americanas, em 2021. A fala do republicano aconteceu no domingo (19/1), durante um comício realizado em Washington.

Armas deixadas para trás

  • Em 2021, Joe Biden iniciou a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, após uma ocupação que durou 20 anos.
  • O grupo fundamentalista Talibã retornou ao poder após uma ofensiva e não encontrou muita resistência.
  • Além do controle do país, os talibãs também conquistaram um estoque de armas deixadas para trás pelas tropas norte-americanas. 

No discurso, Trump voltou a criticar a forma como os militares norte-americanos saíram do Afeganistão, e disse que sua istração não deve continuar ajudando financeiramente o país caso o Talibã não devolva os equipamentos militares dos EUA.

“Eles [istração Biden] deram nosso equipamento militar, uma grande parte dele, para o inimigo”, declarou Trump. “Não vamos entregar dinheiro algum ao Talibã a menos que eles devolvam nosso equipamento militar”.

De acordo com últimos dados divulgados pelo Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR), agência criada pelo Congresso dos EUA para supervisionar o uso de fundos norte-americanos ao país liderado pelo Talibã, o governo norte-americano já disponibilizou mais de US$ 20 bilhões em assistência aos afegãos desde 2021.

A estimativa é de que mais de US$ 7 bilhões de dólares em equipamentos militares dos EUA tenham sido deixados para trás no Afeganistão. As armas serviram para reforçar, e modernizar, o exército do Talibã. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?