body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Embaixador revela expectativa para nova conversa entre Lula e Zelensky

Lula e Zelensky devem retomar o contato nesta semana, por meio de conversa telefônica, para discutir a guerra na Ucrânia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
lula e zelensky em ny
1 de 1 lula e zelensky em ny - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O embaixador do Brasil na Ucrânia, Rafael de Mello Vidal, revelou que a diplomacia brasileira vê com “satisfação” a retomada de diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Volodymyr Zelenskyk. 


Rusgas

  • Desde que assumiu o governo do Brasil pela terceira vez, Lula tem sido criticado por sua postura diante da guerra entre Rússia e Ucrânia. 
  • Zelensky acusou o presidente brasileiro de ter posturas que favorecem a Rússia, membro do Brics, assim como o Brasil.
  • O governo brasileiro chegou a apresentar um plano de paz para a guerra, junto da China. A proposta, contudo, foi rechaçada por Zelensky. 
  • Lula defendia que as discussões de paz envolvessem os dois lados da guerra, e não só a Ucrânia, como acontecia em cúpulas anteriores.
  • Desde o último ano, o diálogo entre Lula e Zelensky é quase nulo, apesar de as diplomacias de Brasília e Kiev manterem contatos.

Ao Metrópoles o diplomata afirmou que o Brasil está pronto para ajudar nos diálogos de paz envolvendo o conflito entre Ucrânia e Rússia.

“Vemos com satisfação que o governo ucraniano reconheça no Brasil e no seu governo um aliado da paz e do diálogo, o que sempre fomos e sempre seremos. Tendo condenado a invasão e defendido a soberania e integridade territorial da Ucrânia, estamos prontos, e sempre estivemos, como disse o presidente Lula, para ajudar em todas as conversas que levem ao fim dessa guerra terrível”, disse Vidal.

O embaixador brasileiro voltou a defender que o governo Lula prega o diálogo, e não uma solução militar, para a guerra. Por isso, ele voltou a lembrar de uma proposta de paz apresentada em maio de 2024 em conjunto com a China. 

“A iniciativa brasileira, conjunta com a China, jamais ousou avançar sobre as questões essenciais nesta guerra, como territoriais ou de segurança coletiva europeia: centrou-se em facilitar a construção de uma ponte que leve os dois países a dialogar. Temos uma Parceria Estratégica com a Ucrânia, lançada em 2009 pelo Presidente Lula, e temos uma aliança estratégica com a Rússia desde 2005, também no governo Lula. Desejamos que ambos os países possam viver em paz e cooperação, ultraando o longo período de desconfianças e conflitos”, afirmou o diplomata.

Apesar das rusgas no diálogo nos últimos meses, o representante brasileiro em Kiev se mostrou satisfeito com a retomada das conversas entre Brasil e Ucrânia. “Sabemos falar de paz e isso é o que queremos oferecer ao governo ucraniano desde o início. Parecia tão fácil de entender nossa posição diplomática, mas, se ocorre agora, sempre é hora”, destacou.

Até o momento, tanto o governo brasileiro quando o ucraniano ainda não divulgaram datas ou maiores informações sobre a conversa entre Lula e Zelensky.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?