body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Índia bombardeia o Paquistão e possibilidade de guerra aumenta

Segundo o Exército da Índia, bombardeios visam infraestruturas onde grupos terroristas planejaram ataques contra o território indiano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yawar Nazir/Getty Images
Imagem colorida mostra caça de guerra da Índia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra caça de guerra da Índia - Metrópoles - Foto: Yawar Nazir/Getty Images

A Índia bombardeou uma série de pontos no Paquistão, com o objetivo de atingir locais do país onde supostos grupos terroristas atuam. Os ataques, de acordo com o Ministério da Defesa indiano, aconteceram nesta terça-feira (6/5).


Tensão entre Índia e Paquistão

  • A histórica tensão entre Índia e Paquistão pela Caxemira voltou a explodir no último dia 22 de abril, quando homens armados assam 26 turistas em um resort da região em disputa.
  • O Paquistão é acusado pela Índia de apoiar grupos extremistas na região da Caxemira, que é alvo de uma disputa entre os dois países.
  • A Índia controla a maior parte da Caxemira.
  • O episódio fez com que o Paquistão ordenasse o fechamento do espaço aéreo do país. Já a Índia expulsou cidadãos paquistaneses e ordenou que suas fronteiras fossem fechadas. 
  • Desde então, trocas de tiros entre tropas na fronteira são registradas pelos dois governos, com a participação de grupos insurgentes que atuam em ambos os países.

Nomeada “Operação Sindoor”, a ação militar atingiu ao menos nove localidades no território paquistanês, assim como áreas de Jamu e da Caxemira controladas pelo governo do Paquistão.

No comunicado, as Forças Armadas indianas afirmaram que a operação foi conduzida de forma “ponderada e de natureza não-escalonada”, e não atingiu nenhuma instalação militar paquistanesa.

“A Índia demonstrou considerável moderação na seleção de alvos e métodos de execução”, disse o Ministério da Defesa da Índia.

Confirmação do exército paquistanês

Os bombardeios foram confirmados pelo Exército do Paquistão. À mídia estatal do país, militares informaram que as cidades de Bahawalpur, Kotli e Muzaffarabad foram atingidas. Como retaliação, eles prometeram uma “resposta firme” contra a Índia.

“Covardes tentaram um ataque nas sombras. A Índia atacou no escuro, mas nossa resposta será mais forte e barulhenta”, disse o ministro da Defesa Khawaja Asif.

Até o momento, ainda não há confirmação de mortos ou feridos. Dois caças indianos oram abatidos por forças paquistanesas, informou o ministro

Ameaça nuclear

Horas antes dos bombardeios indianos, o chefe da defesa paquistanesa já havia alertado sobre a possibilidade de respostas militares, caso o Paquistão fosse atacado.

Durante entrevista à mídia estatal Samaa, Asif sinalizou que o país pode utilizar armas nucleares em um cenário de conflito direto. A ameaça, segundo o ministro, não era direcionada apenas a Índia, como também ao resto do mundo.

“Se a Índia ousar a atacar o Paquistão e a existência do Paquistão for ameaçada, ninguém sobreviverá neste mundo”, disse Asif.

Ao lado de Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia e Coreia do Norte, o Paquistão é um dos países que possuem armas nucleares em seus arsenais. A estimativa é de que o país conte com 172 armamentos de destruição em massa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?