body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Leão XIV conversa por telefone com Zelensky sobre guerra na Ucrânia

Entre os assuntos abordados com o papa na ligação estão, segundo Zelensky, a deportação de crianças ucranianas e cessar-fogo com a Rússia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Montagem com foto colorida do papa Leão XIV e dopresidente ucraniano Volodymyr Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Montagem com foto colorida do papa Leão XIV e dopresidente ucraniano Volodymyr Zelensky - Metrópoles - Foto: Reprodução

O papa Leão XIV e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone, revelou o Vaticano, nesta segunda-feira (12/5). A ligação ocorreu após o apelo do papa pela paz no país durante a tradicional oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria, nesse domingo (11/5).

O presidente ucraniano escreveu sobre a conversa na rede social X. De acordo com ele, o diálogo foi caloroso e “verdadeiramente substancial”.

Entre os assuntos abordados na ligação estão, segundo Zelensky, a deportação de crianças ucranianas pela Rússia — sobre a qual Zelensky disse contar com a ajuda do Vaticano “para trazê-las de volta às suas famílias” — e o cessar-fogo.

“Informei o papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve ser iniciado. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente. A Ucrânia quer pôr fim a esta guerra, e está fazendo tudo para isso. Agora, aguardamos medidas semelhantes da Rússia”, escreveu o presidente.

Zelensky aproveitou a ligação para agradecer as palavra do papa em “apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo”. Ele convidou o pontífice para uma visita apostólica à Ucrânia. “Concordamos em manter contato e planejar uma reunião presencial em um futuro próximo”, finalizou.

A conversa por telefone com o presidente ucraniano foi uma das primeiras do novo papa, eleito na quinta-feira (8/5).

Apelo por paz no mundo

O recém-empossado papa Leão XIV teve o primeiro compromisso voltado aos fiéis da Igreja Católica, nesse domingo (11/5), quando retornou à sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para fazer a tradicional oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria.

Durante seu discurso após a oração pascal do meio-dia, ele disse: “Levo em meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano”, instando que “todos os esforços sejam feitos para alcançar uma paz verdadeira, justa e duradoura o mais rápido possível”.

“Que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças sejam devolvidas às suas famílias”, disse ele.

Na ocasião o papa também lembrou o fim da Segunda Guerra Mundial, que em 8 de maio completou 80 anos. Em seguida, ele apelou para que nunca mais haja guerra, fazendo apelos específicos pela Ucrânia, Gaza e pela fronteira entre a Índia e o Paquistão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?