body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Líder da Síria promete defender a “dignidade humana” em Constituição

Apesar da promessa, Síria enfrentou uma onda de violência e mortes contra os alauitas, etnia que Bashar al-Assad pertence

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Presidência da República Árabe Síria
Imagem colorida mostra o presidente interino da Síria - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente interino da Síria - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Presidência da República Árabe Síria

O novo líder da Síria, Ahmed Al-Shaara, disse que vai “proteger a dignidade humana” durante a da nova Constituição temporária do país. O documento, apresentado nesta quinta-feira (13/3), valerá por um período de transição de cinco anos.


Reconstrução da Síria

  • Após a queda de Bashar al-Assad em dezembro de 2024, rebeldes prometem mudanças significativas para a Síria após anos de guerra civil.
  • Ahmed al-Sharaa, o líder da ofensiva contra o regime Assad, promete um governo menos truculento do que o anterior e tem buscado apoio internacional para a reconstrução da Síria.
  • O líder rebelde, no entanto, possui um ado ligado ao jihadismo e já foi o principal comandante da Al-Qaeda na Síria.
  • O país enfrentou, recentemente, a primeira onda de violência após a queda de Assad. 
  • Os conflitos envolvem os alauitas, grupo étnico-religioso do qual o ex-presidente Bashar Al-Assad faz parte. A estimativa é de que 2,6 milhões de pessoas do grupo vivam na Síria.

A promessa de respeito aos direitos humanos, e da implementação de um governo menos linha dura como o anterior, acontece dias após o caos envolvendo forças governamentais, apoiadores do novo regime e os alauitas, grupo étnico-religioso do qual a família Assad faz parte.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, cerca de 1,5 mil pessoas morreram durante os conflitos, a maioria civis alauitas. A princípio, entidades internacionais classifica o episódio como uma vingança direcionada aos ex-apoiadores do antigo regime.

Constituição provisória

Assim como na Constituição anterior, a nova diretriz síria determinou que o presidente do país deve ser muçulmano, e que a jurisprudência islâmica é a “principal fonte de legislação” do país.

A nova lei fundamental síria ainda destacou pontos como o compromisso do Estado com a liberdade de expressão, participação política, proteção aos direitos de liberdade de cidadãos sírios, e unidade nacional. Pontos que vem sendo repetidos por Al-Shaara, atual presidente interino da Síria e ex-jihadista.

Nos 53 artigos da Constituição provisório, ainda ficaram definidos termos para a retomada dos poderes legislativo e executivo no país, assim como das Forças Armadas. No texto também ficou proibido a criação de grupos, ou organizações, paramilitares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?