Lula vai enviar embaixadora do Brasil nos EUA para posse de Trump
Fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores afirmam que embaixadora do Brasil em Washington representará o país em posse de Trump
atualizado
Compartilhar notícia

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar a embaixador do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, para representar o país na posse presidencial de Donald Trump. A informação foi confirmada ao Metrópoles por fontes do Ministério das Relações Exteriores com conhecimento sobre o assunto.
Posse de Trump
- Donald Trump assumirá seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (13/1).
- Nos EUA, diferente do que acontece em outras nações, a tradição é de que embaixadores representem países nas posses presidenciais. Outras figuras políticas também são convidadas para o evento.
- O ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) foi um dos convidados para a posse do republicano. Ele, no entanto, enfrenta problemas com a Justiça Brasileira e espera decisão do STF para ser liberado, ou não, a viajar para os EUA.
Apesar da ausência de Lula no evento, isso não significa rusgas na relação entre Brasília e Washington. Nos Estados Unidos, a tradição é de que países sejam representados por seus embaixadores lotados em representações diplomáticas no país.
Lula já parabenizou a vitória de Trump após a divulgação do resultado das eleições norte-americanas, onde o republicano derrotou, com folga, a atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. Os dois líderes, no entanto, ainda não conversaram.