Netanyahu diz que Israel pode ter matado líder do Hamas em Gaza
Apesar da afirmação de Benjamin Netanyahu, a morte do líder do Hamas não foi confirmada pelo grupo
atualizado
Compartilhar notícia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou durante entrevista nesta quarta-feira (21/5), o que o Exército israelense “muito provavelmente” matou Mohammad Sinwar, apontado como um dos principais comandantes do Hamas na Faixa de Gaza.
“Eliminamos dezenas de milhares de terroristas”, declarou Netanyahu. “Eliminamos os líderes dos assassinos Deif, Haniyeh, Yahya Sinwar e, muito provavelmente, Mohammad Sinwar.”
A declaração faz referência a uma série de bombardeios realizados em no último dia 13 de maio contra o Hospital Europeu, em Khan Younis, no sul de Gaza. Segundo o Ministério da Saúde palestino, a ação deixou 28 palestinos mortos e mais de 50 feridos. Autoridades israelenses afirmam que o local era utilizado por integrantes do Hamas.
Caso a morte de Mohammad Sinwar seja confirmada, o episódio se somará a outros ataques direcionados a integrantes de alto escalão do grupo. Até o momento, essas perdas fragilizaram a liderança do Hamas, mas não chegaram a dissolver sua estrutura de comando.
Mohammad Sinwar é irmão de Yahya Sinwar, ex-chefe do movimento no enclave palestino, morto por forças israelenses em outubro do ano ado durante outra ofensiva no sul de Gaza.
O Hamas ainda não confirmou a informação da morte do líder.