body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Nota sobre morte de brasileiro “surpreendeu” diplomacia de Israel

Brasileiro, de 17 anos, morreu em uma prisão israelense, reabrindo a tensão nas relações entre Brasil e Israel

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Walid Khalid Abdalla Ahmad, brasileiro morto em Israel
1 de 1 Walid Khalid Abdalla Ahmad, brasileiro morto em Israel - Foto: Reprodução

A diplomacia de Israel foi “pega de surpresa” pela declaração do Brasil sobre a morte de Walid Khalid Abdalla Ahmad, na qual o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou explicações de autoridades israelenses.


Brasileiro morto em Israel

  • Um brasileiro morreu em uma prisão de Israel, onde estava detido desde 30 de setembro de 2024.
  • Informações preliminares indicam que Walid Khalid Abdalla Ahmad, de 17 anos, morreu no sábado (22/3). Ele estava preso no centro de detenção de Megido, em Israel.
  • As circunstâncias da morte de Ahmad, assim como as causas que levaram o adolescente a ser preso, ainda não foram esclarecidas.

Ao Metrópoles fontes diplomáticas com conhecimento sobre o assunto afirmaram que a surpresa ocorreu, pois, antes, Brasília e Tel Aviv conversaram sobre o assunto, em um tom mais ameno do que a nota divulgada pela chancelaria brasileira.

O encontro entre o embaixador israelense, Daniel Zonshine, e o secretário de África e Oriente Médio, Carlos Duarte, já estava marcada desde 20 de março, dias antes de a morte de Ahmad vir à tona.

O tom do comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores foi considerado “pesado” pela diplomacia israelense, que tem enfrentado problemas no diálogo com a chancelaria brasileira. O principal ponto de tensão entre Brasília e Tel Aviv diz respeito a declarações e posicionamentos do presidente Lula, vistos pelo governo de Benjamin Netanyahu como favoráveis ao grupo extremista Hamas.

Questionado sobre o assunto, o Itamaraty não respondeu à solicitação do Metrópoles. O espaço segue aberto.

Na declaração sobre a morte de Ahmad, o governo brasileiro mostrou “consternação” com o caso. Além disso, a istração Lula cobrou explicações sobre a morte do adolescente e acusou Israel de manter 11 brasileiros presos no país, a maioria deles sem acusações ou julgamentos formais.

A Embaixada de Israel no Brasil informou à reportagem que pretende se pronunciar sobre a morte de Ahmad após o fim das investigações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?