Primeiro papa dos EUA, Leão XIV já criticou JD Vance, vice de Trump
O novo papa, Robert Prevost, republicou uma reportagem que questiona o posicionamento do governo de Donald Trump a respeito dos imigrantes
atualizado
Compartilhar notícia

Escolhido como novo líder da Igreja Católica, Robert Prevost é o primeiro papa norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV. Em publicações nas redes sociais, o sucessor de Francisco chegou a criticar J.D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos (EUA).
Em uma ocasião, Leão XIV republicou uma reportagem que questiona o posicionamento do governo de Donald Trump a respeito dos imigrantes.”JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”, diz título da matéria.
O texto foi publicado pelo National Catholic Reporter, jornal independente dedicado a cobrir as questões da Igreja Católica.
A reportagem foi feita após uma fala de Vance do sentimento cristão sobre a imigração viralizar e provocar uma série de debates nas redes sociais para determinar se é um desejo bíblico ou não.
À ocasião, o vice de Trump disse que há um conceito cristão em que você deve amar primeiro sua família, e só depois amar o próximo, a comunidade, os concidadãos e, por fim, “priorizar o resto do mundo”.
O texto, que critica a declaração do vice-presidente, diz que o argumento “ecoa um conceito medieval conhecido como ordo amoris — a ordem da caridade”.
“Não, não vou negar as complexidades da imigração. Mas enquadrar o amor como algo calculado e condicional ignora completamente a essência da questão”, escreveu o National Catholic Reporter.
Para o jornal, a verdadeira questão não é se o amor começa em casa, mas o que fazemos com ele.