body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Antes da posse de Trump, Rússia e Irã estreitam laços e assinam acordo

Rússia e Irã vão um novo acordo de parceria estratégia em diversas áreas, incluindo militar e política

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ranian Supreme Leader Press Office/Anadolu Agency/Getty Images
Imagem colorida mostra Vladimir Putin e o aiatolá Ali Khamenei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Vladimir Putin e o aiatolá Ali Khamenei - Metrópoles - Foto: ranian Supreme Leader Press Office/Anadolu Agency/Getty Images

Rússia e Irã vão estreitar os laços e um acordo de parceria estratégica, a quatros dias da posse presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos. O documento será assinado em Moscou nesta sexta-feira (17/1), durante encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Masoud Pezeshkian.

Relações com Trump

  • Em seu primeiro mandato, Donald Trump manteve uma postura crítica e incisiva contra o Irã. O principal foco de tensão entre os EUA e o país, na época, era o programa nuclear iraniano.
  • A mando de Trump, os EUA assam o ex-general Qassem Soleimani, em 2020. O episódio rende ameaças vindas do país persa contra o novo presidente norte-americano até hoje.
  • Ainda não está claro qual será a política adotada por Trump em relação aos iranianos. Contudo, comentários feitos durante a corrida presidencial indicam que a relação entre EUA e Irã continuará sendo foco de tensão. 

Em um comunicado, o Kremlin afirmou que o acordo prevê a cooperação nas áreas militar, política, comercial, econômica, científica, cultural e humanitária. O embaixador do Irã em Moscou, Kazem Jalali, revelou que o texto possui 47 artigos.

Apesar de uma parte do tratado ser voltado para a defesa, o chanceler do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o acordo não visa “estabelecer uma aliança militar”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também sinalizou que o estreitamento de laços entre Moscou e Teerã não visa outras nações.

“O tratado mencionado estará alinhado com as aspirações dos povos dos dois países vizinhos amigos, Rússia e Irã, cuja cooperação não é direcionada contra os interesses de ninguém”, disse Peskov à mídia estatal do irã, na quarta-feira (15/1).

Fator Trump

A renovação da aliança entre Rússia e Irã, que am um acordo de cooperação em 2001 com duração de vinte anos, posteriormente estendido, acontece em meio às incertezas vindas dos EUA.

Desde o seu primeiro mandato, Trump é conhecido por uma postura crítica e forte contra o país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei. Foi sob o seu comando que os EUA assam o ex-general Qassem Soleimani, um dos nomes mais fortes do Irã na época, o que ainda rende ameaças até hoje contra o novo presidente norte-americano.

Durante a corrida presidencial nos EUA, o Irã foi citado por Trump em algumas ocasiões. Em uma delas, o republicano deixou em aberto a possibilidade de entrar em guerra com os iranianos. 

Apesar da série de coincidências, o governo de Vladimir Putin – que mantém uma relação amistosa com Trump – negou que a data da do acordo tenha qualquer ligação com a chegada do republicano na Casa Branca.

“Vários rumores alegando que a do Tratado sobre Parceria Estratégica Abrangente entre a Rússia e o Irã foi agendada para uma data logo antes de Trump chegar ao poder só podem fazer sorrir. Deixe os defensores das teorias da conspiração se entreterem”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?