body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bolsas da Europa fecham no azul com acordo entre EUA e Reino Unido

Entre os principais mercados da Europa, a exceção ficou com a Bolsa de Londres, que fechou o pregão em queda de 0,32%

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lionel Healing/Getty Images
Imagem de  da Bolsa de Valores de Londres, exibindo números do índice FTSE 100 e, em frente, um homem de terno escuro caminhando - Metrópoles
1 de 1 Imagem de da Bolsa de Valores de Londres, exibindo números do índice FTSE 100 e, em frente, um homem de terno escuro caminhando - Metrópoles - Foto: Lionel Healing/Getty Images

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (8/5), com os investidores otimistas com o anúncio do acordo comercial entre Estados Unidos e Reino Unido.


O que aconteceu

  • O índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias listadas em bolsas, encerrou o dia com ganhos de 0,4%, aos 535,63 pontos.
  • Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX avançou 1,02%, aos 23,3 mil pontos.
  • Em Paris, o CAC 40 subiu 0,89%, aos 7,6 mil pontos.
  • Na Bolsa de Madri, o Ibex 35 fechou o pregão com ligeira alta de 0,063%, aos 13,4 mil pontos, praticamente estável.
  • Entre os principais mercados europeus, a exceção ficou com a Bolsa de Londres. O índice FTSE 100 fechou com perdas de 0,32%, aos 8,5 mil pontos.

Acordo comercial entre EUA e Reino Unido

Na Europa, o fato econômico mais relevante repercutido pelo mercado foi o acordo comercial anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o Reino Unido, parceiro histórico dos norte-americanos. O acerto formal deve ser sacramentado nas próximas horas.

Em mensagem publicada em sua rede social, a Truth Social, Trump classificou o acordo com os britânicos como “completo e abrangente”.

“O acordo com o Reino Unido é completo e abrangente e consolidará o relacionamento entre os EUA e o Reino Unido por muitos anos”, escreveu o presidente norte-americano.

“Devido à nossa longa história e lealdade mútua, é uma grande honra ter o Reino Unido como nosso primeiro anúncio. Muitos outros acordos, que estão em estágios avançados de negociação, virão!”, completou Trump.

O acordo deve ser inicialmente limitado, com o Reino Unido assegurando tarifas comerciais mais baixas sobre automóveis e aço – os dois setores mais atingidos pelas taxas.

No início de abril, Donald Trump anunciou que os EUA imporiam uma tarifa de 10% sobre os produtos importados da maioria dos países, entre os quais o Reino Unido.

Também foram aplicadas tarifas de 25% sobre a indústria automotiva, o aço e ao alumínio, além de 25% sobre Canadá e México e 145% sobre a China. Autoridades comerciais norte-americanas e chinesas devem se reunir no próximo sábado (10/5).

Banco Central da Inglaterra reduz juros

Os investidores também acompanharam nesta quinta-feira a decisão de política monetária no Reino Unido.

O Banco Central da Inglaterra (BoE) anunciou sua decisão sobre a taxa de juros. Em decisão esperada pelo mercado, houve um corte de 0,25 ponto percentual, de 4,5% para 4,25%.

Apesar da redução dos juros, a Bolsa de Londres inverteu o sinal e ou a operar em baixa após a autoridade monetária britânica indicar que flexibilizações futuras serão mais graduais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?