body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gripe aviária: Goiás decreta situação de emergência sanitária

Estado é o quarto maior produtor de aves do país, com destaque para os polos de Itaberaí e Rio Verde. Setor emprega 240 mil pessoas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

O governo de Goiás decretou situação de emergência zoossanitária, por meio de decreto publicado no sábado (17/5), pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A medida é resultado da confirmação por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do primeiro caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o governo de Goiás, o objetivo do decreto é “reforçar as ações de vigilância, prevenção e pronta resposta diante do cenário nacional da doença, mesmo sem qualquer registro da gripe aviária no estado”. Isso em granjas comerciais ou de subsistência, assim como em aves silvestres.

O governo goiano informou que a decisão da Agrodefesa acompanha diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prorrogou por 180 dias (por meio da Portaria nº 784/2025) a vigência da emergência zoossanitária nacional declarada em 2023.

Em agosto de 2023, Goiás já havia publicado o Decreto nº 10.297, que estabeleceu situação de emergência zoossanitária, de forma preventiva, para mitigação do risco da gripe aviária no estado. Ele teve validade por 180 dias, a partir da data da publicação, e foi prorrogado por algumas vezes.

Peso na economia

Para o governo de Goiás, o novo decreto, que também tem prazo inicial de 180 dias, permitirá o reforço da coordenação entre instituições públicas e privadas, ampliando a eficácia das medidas de biossegurança e controle sanitário. “Essa é uma medida estratégica e necessária”, diz o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Goiás tem um papel relevante na avicultura nacional e precisamos proteger nossos plantéis e nossa economia.”

A avicultura é um dos pilares do agronegócio goiano e brasileiro. Em 2024, o Brasil produziu cerca de 15 milhões de toneladas de carne de frango, mantendo-se como o maior exportador mundial do produto. Goiás ocupa a 4ª posição no ranking nacional de produção de aves, com destaque para os polos de Itaberaí e Rio Verde — o 2º e o 6º maiores produtores do Brasil, respectivamente. O setor emprega diretamente mais de 240 mil pessoas no estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?