body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pobreza na Argentina diminui de 52% para 38% e atinge 11,3 milhões

A pesquisa do Indec também mostra uma diminuição na taxa de argentinos em situação de indigência, de 18,1% para 8,2%

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida mostra Javier Milei posando para foto em uma entrevista - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Javier Milei posando para foto em uma entrevista - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

A quantidade de argentinos que vivem abaixo da linha da pobreza diminuiu consideravelmente em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec).


O que aconteceu

  • A situação afetava 11,3 milhões de pessoas no segundo semestre do ano ado, segundo o Indec, o que representou uma queda de 14,8 pontos percentuais em relação ao primeiro semestre (de 52,9% para 38,1% da população).
  • Com o resultado apontado pelo Indec, o governo do presidente argentino Javier Milei fechou o primeiro ano de mandato com um índice de pobreza menor do que em 2023 (41,7%).
  • De acordo com o levantamento do Indec, o argentino abaixo da linha da pobreza é aquele que tem dificuldade para ter o a itens e serviços de necessidades básicas, entre os quais alimentos, roupas, transporte e hospitais.
  • A pesquisa também mostra uma diminuição na taxa de argentinos em situação de indigência, de 18,1% para 8,2% entre o primeiro e o segundo semestres. Esse quadro é caracterizado pela impossibilidade de o a uma cesta básica suficiente para suprir as necessidades diárias de energia e proteína.

Queda da inflação sob Milei

Uma das explicações de analistas para a redução da pobreza na Argentina é a queda da inflação sob o governo de Javier Milei.

Segundo levantamento do Indec, o índice de inflação acumulada em 12 meses até fevereiro foi de 66,9%.

Em janeiro deste ano, na mesma base de comparação, a inflação argentina havia ficado em 84,5%. Em junho de 2022, o índice acumulado em 12 meses foi de 64%.

Já na base de comparação mensal, em relação a janeiro de 2025, a inflação em fevereiro foi de 2,4% – uma leve alta em comparação com os 2,2% registrados no mês anterior.

No começo do ano ado, a inflação acumulada em 12 meses na Argentina beirava os 300%.

Apesar dos bons números da economia, o governo argentino foi alvo de uma série recente de protestos em todo o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?