body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Aluno diz que foi vítima de racismo por guardas da PUC-Campinas

Caso de racismo teria acontecido na noite da última quarta-feira (14/5). Estudante diz que vai denunciar episódio à polícia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
rsz_puc_campinas_2_resized_compressed
1 de 1 rsz_puc_campinas_2_resized_compressed - Foto: Divulgação

Um estudante da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), no interior de São Paulo, diz que foi vítima de racismo por parte dos seguranças da instituição.

Em um vídeo publicado no Instagram, Gabriel Domiciano conta que o episódio aconteceu na noite de quarta-feira (14/5).

Veja:

 


O que aconteceu?

  • O jovem diz que chegava na faculdade para assistir a uma aula do segundo período, por volta das 21h, quando percebeu que estava sendo seguido por um guarda ao atravessar o bolsão de estacionamento.
  • Depois de entrar no prédio, ele foi ao banheiro. Ao sair, dois guardas esperavam por ele na porta do local.
    Gabriel diz que os homens perguntaram o que ele fazia na faculdade e se era aluno.
  • Incomodado, o estudante disse que eles deveriam repetir a pergunta para o professor.
  • Os dois guardas o seguiram, então, até a sala de aula. Ao entrar para a aula, Gabriel avisou o professor: “Tem duas pessoas aqui querendo saber se eu sou aluno da faculdade”.
  • Foi somente depois que o professor confirmou que ele era estudante, que os guardas saíram do local. Os funcionários alegaram que era um procedimento padrão.

“Nunca me senti tão constrangido”

Gabriel conta que aproveitou que a cena acontecia na frente de outros colegas e perguntou em voz alta se alguma outra pessoa já tinha ado por aquele procedimento. Todos disseram que não.

“Uma das noites mais difíceis que eu já ei”, disse o jovem, no vídeo publicado no Instagram. “Eu nunca me senti tão constrangido e tão envergonhado na minha vida.”

O estudante diz que chegou a procurar o superior dos guardas para relatar o que havia acontecido, mas o funcionário teria repetido que se tratava de um procedimento padrão. O homem também teria afirmado que a universidade ou por um assalto recentemente e que, por isso, os guardas estariam mais atentos.

“Eu me enquadro em algum espectro, algum estereótipo de assaltante de faculdade?”, questionou o aluno no vídeo.

Gabriel afirma que a PUC-Campinas não prestou nenhum tipo de apoio até esta quinta-feira (15/5). Segundo ele, outras duas pessoas, também negras, já haviam citado situações semelhantes envolvendo guardas da instituição.

O estudante diz que vai registrar boletim de ocorrência sobre o caso na polícia.

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) informou, em nota, que o caso será rigorosamente apurado pela instituição e que será instaurada uma sindicância para a devida investigação dos fatos e apuração de responsabilidades. “A PUC-Campinas repudia veementemente qualquer ato ou manifestação de racismo e discriminação. Nossa Instituição preza por um ambiente acadêmico inclusivo, plural e de respeito mútuo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?