Ator global ataca concessão de parque feita por Doria em SP. Vídeo
Nas redes sociais, o ator lamentou a substituição de atividades públicas por serviços voltados às “pessoas endinheiradas”
atualizado
Compartilhar notícia

O ator Mateus Solano, que interpretou o personagem Félix na novela Amor à Vida, publicou um vídeo nas suas redes sociais criticando os reflexos da concessão do Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo. De acordo com o artista, o espaço vem sofrendo com eliminações de atividades públicas e a concessionária mostra preferência pelas “pessoas endinheiradas”.
Concedido em 2022, pelo então governador de São Paulo, João Doria (ex-PSDB), o parque foi privatizado pelo valor de R$ 61,6 milhões. O contrato previa a manutenção e modernização das estruturas existentes, ampliação da oferta de serviços como alimentação, lazer e estacionamento, além de assumir os custos operacionais, por exemplo, de limpeza e vigilância patrimonial.
Em seu vídeo nas redes sociais, contudo, Solano aponta modificações e desativações de atividades no antigo espaço público, que foram substituídas por serviços voltados às “pessoas endinheiradas”.
Ver essa foto no Instagram
Espaço “historicamente popular”
Para Solano, o caminho traçado pela iniciativa privada é uma ameaça contra uma opção de lazer “historicamente popular”. Conhecido como “Parque das Galinhas”, antes da iniciativa privada, o espaço era conhecido pelo convívio das aves entre as pessoas, espaços culturais e pelas atividades gratuitas.
“A biblioteca infantil, o aquário do parque e a casa do caboclo foram modificadas, houve a eliminação do museu geológico de São Paulo, a desativação das cocheiras da arena de quitação e, sobretudo, agora essa escandalosa instalação de uma churrascaria”, lamentou o ator.
O artista também incentivou e demonstrou apoio aos coletivos e associações em luta pela preservação dos espaços e atividades do espaço público.