body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Chavoso da USP é condenado em processo contra ex-prefeito de Guarulhos

Sociólogo e influencer contou em um vídeo que foi condenado por um vídeo publicado em 2021, em que criticava o ex-prefeito de Guarulhos Guti

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes Sociais
Imagem colorida do Chavoso da USP se formando. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Chavoso da USP se formando. Metrópoles - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

São Paulo — O professor, sociólogo e influenciador Thiago Torres, conhecido como “Chavoso da USP”, revelou em um vídeo publicado na última segunda-feira (28/4) que foi condenado por difamação e injúria contra o ex-prefeito de Guarulhos, na Grande São Paulo, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD).

Chavoso da USP foi condenado a 10 meses e 15 dias de detenção em regime aberto, mas teve a pena privativa de liberdade substituída por um restritiva de direito, e por isso poderá cumprir a pena prestando serviços à comunidade. A decisão foi tomada em janeiro deste ano pela juíza Patrícia Padilha, da 3ª Vara Criminal do Foro de Guarulhos.

Thiago contou, em uma publicação feita nas redes sociais, que a condenação é referente a um post feito por ele no qual criticava o até então prefeito de Guarulhos. Segundo ele, o municipal fechou a ProGuaru, empresa pública que busca executar serviços públicos na cidade da Grande de São Paulo, em dezembro de 2021 e com a ação a mãe do reú perdeu o emprego de faxineira.

Além dela, outros 5 mil funcionários foram demitidos nas vésperas do natal, segundo o sociólogo. Na ocasião, aconteceram mobilizações e o vídeo com as críticas teria sido feito durante uma delas.


Indenização e vaquinha

  • Após três anos de processo, o influenciador afirmou que, além dos serviços comunitários, também foi condenado ao pagamento de “mais de R$ 3 mil” e uma indenização destinada a Guti — valor estipulado em 10 salários mínimos. A juíza negou o pedido de justiça gratuita feita por Thiago e por isso o réu deverá pagar os custos do processo.
  • Thiago contou que o processo correu em segredo de Justiça durante esse período e, por isso, não poderia tocar no assunto. Ele afirmou que vai recorrer da condenação e, em uma segunda publicação, contou que conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para pagar os custos por meio de uma vaquinha online.

Em nota enviada ao Metrópoles, o ex-prefeito se referiu ao Thiago como “Condenado da USP” e afirmou que o sociólogo “ultraou todos os limites da crítica política” ao relacionar o suicídio de uma pessoa ao antigo municipal.

Segundo Guti, ele foi acusado pelo influenciador de ter sido responsável pelo suicídio de uma pessoa, “em outras palavras, que eu pratiquei um homicídio”. O ex-prefeito ainda reiterou que não é autoritário e que “aceita críticas, desde que sejam verdadeiras e respeitosas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?