body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Justiça torna réus empregados do Detran acusados de fraudar 4 mil CNHs

Empregados do Detrans de Ribeirão Pires operavam esquema de emissão de CNHs sem que o aluno precisasse realizar exames

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PRF
imagem colorida homem preso documento falso
1 de 1 imagem colorida homem preso documento falso - Foto: Divulgação/PRF

São Paulo — A Justiça de São Paulo decidiu processar dois empregados do Detran de Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, sob a acusação que eles teriam fraudado a emissão de quase 4 mil carteiras de habilitação (CNH).

O caso teria ocorrido há cerca de dez anos, quando os dois funcionários usaram a própria senha funcional no sistema do Detran para emitir CNHs de alunos que não haviam feito exames.

O esquema teria operado entre dezembro de 2014 e junho de 2015 e levou à emissão de 3.983 carteiras. Segundo o Detran, todas as CNHs foram canceladas.

Dez anos depois, o caso foi levado à Justiça por meio de uma denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) da quarta-feira da semana ada (12/3). Na denúncia, Promotoria de Justiça de Ribeirão Pires diz que o esquema causou um prejuízo de R$ 405.469,40 aos cofres públicos, pede que o valor seja devolvido e que os funcionários percam sua função pública.

Esquema no Detran descoberto graças a jogador de futebol

A descoberta do esquema aconteceu quando um jogador de futebol de um grande clube paulista obteve a CNH apenas 20 dias após completar 18 anos. Geralmente, o cronograma de exames, aulas teóricas e práticas costuma levar cerca de três meses.

Em nota ao Metrópoles, o Detran disse que, desde que o caso foi revelado, “os acusados estão respondendo a processos istrativos disciplinares, com direito ao contraditório e à ampla defesa. Em caso de condenação, serão exonerados de suas funções e responderão a outras sanções previstas na Lei n.º 8.429/92”.

Eles ainda trabalham no departamento de trânsito de Ribeirão Pires, mas não possuem o aos sistemas do Detran. De acordo com o órgão, “a fraude foi estancada e não há mais possibilidade de ressurgir”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?