body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MPSP arquiva ação contra Derrite por uso de helicóptero e hangar da PM

Procuradoria não acatou pedido de investigação do PT por uso indevido de aeronaves e pátios da PM para o transporte de amigos do secretário

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Derrite
1 de 1 Derrite - Foto: Agência Brasil

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) arquivou uma ação movida por deputados estaduais do PT que acusava o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), de improbidade istrativa por uso indevido de aeronaves da Polícia Militar para o transporte de seus amigos e familiares.

Na ação, Derrite era acusado de usar um helicóptero Águia 33, da Polícia Militar de São Paulo, para transportar a esposa grávida de um de seus amigos para o Hospital Albert Einstein no dia 9 de setembro.

Além disso, um amigo do secretário teria usado o pátio de aeronaves da PM no Campo de Marte, na zona norte da capital, para estacionar um jato particular por 24 horas. Esse jatinho teria sido usado para transportar o secretário em uma viagem para a Bahia.

Em parecer publicado nesta quarta-feira (12/3), o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, indeferiu o pedido de abertura de ação civil pública contra o secretário, após Derrite apresentar as explicações à procuradoria.

“A investigação no âmbito da improbidade istrativa, portanto, deve ser estancada nesta oportunidade, por ausência de tipicidade da conduta, inexistindo fundamento para a propositura de ação civil pública ou outras eventuais medidas em face do investigado à luz de sua responsabilidade civil e pessoal”, escreveu o procurador.

Derrite alegou que o Águia foi utilizado para transportar a “Sra. Laila Salomão Romano, gestante em sua quinta gravidez, com quadro de sangramento ativo” e que a “missão foi conduzida com base em informações médicas que justificavam a urgência do transporte”. Ela foi levada aeroporto Catarina, em São Roque, para o heliponto do Hospital Albert Einstein.

Já em relação à utilização do hangar da PM no Campo de Marte por um amigo de Derrite, o secretário da Segurança Pública justificou que foi “providenciada a autorização excepcional emitida mediante análise e aprovação do Coordenador Operacional da PMESP, dispositivo rigorosamente seguido no presente caso”.

A ação também contestava a utilização de aeronaves particulares em viagens do secretário, sobre a qual Derrite afirmou que o “compartilhamento de aeronaves particulares entre autoridades é uma prática legítima” e que a prática ainda teria como objetivo “respeitar os princípios da economicidade e eficiência, pode resultar em redução de custos ao erário público, uma vez que evita gastos com agens aéreas, locações ou outros meios de transporte”.

Para essa acusação, o Procurador-Geral de Justiça afirmou não haver indícios de “atos dolosos que pudessem caracterizar enriquecimento ilícito de agente público”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?