body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pai e madrasta são presos por manter filhos e idoso em cárcere em SP

Pai e madrasta mantinham filhos e avô das crianças em cárcere privado em Registro há pelo menos dois anos. Casal foi preso em Boituva

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Imagem colorida da fachada da casa em que criança, dois adolescentes e idoso eram mantidos em cárcere privado, em Registro (SP). - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada da casa em que criança, dois adolescentes e idoso eram mantidos em cárcere privado, em Registro (SP). - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Globo

São Paulo — O pai e a madrasta que mantiveram uma criança, dois adolescentes e um idoso em cárcere privado por dois anos em Registro, no interior de São Paulo, foram presos nessa sexta-feira (21/3), na Rua João Francisco de Oliveira, em Boituva, também no interior paulista.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão temporária contra os suspeitos. O caso foi registrado como captura de procurado na Delegacia Seccional de Registro.


Entenda o caso

  • Uma criança de 10 anos e dois adolescentes, de 12 e 14 anos, foram mantidos em cárcere privado sob maus-tratos e violência física pelo pai e pela madrasta, em Registro, por mais de dois anos.
  • De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, as crianças não recebiam alimentação adequada e tinham sinais de agressões físicas quando foram resgatadas.
  • Em um episódio, a adolescente de 14 anos teve o dedo da mão decepado por ter pegado comida escondida.
  • Os três menores apresentavam sinais de mordidas em todo o corpo, feitas pela madrasta.
  • O conselheiro tutelar Fábio Costa e Silva contou ao Metrópoles que as crianças “não recebiam alimentação corretamente e imploravam por comida”.
  • O Conselho Tutelar recebeu denúncia de um membro familiar das crianças no dia 12 de março, inicialmente por evasão escolar.
  • Dois dias depois, em 14 de março, a denúncia foi reforçada com informações de que as crianças estavam sendo mantidas sob cárcere privado e sofrendo violência física.
  • Em nota, a SSP informou que o caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Registro como sequestro e cárcere privado, maus-tratos e lesão corporal, sendo investigado por meio de inquérito policial.

Conselho Tutelar visitou a residência

O conselheiro visitou a casa em que as crianças e o idoso foram mantidas em cárcere. O pai, e suspeito do crime, alegou que desconhecia o paradeiro dos filhos, informando que a guarda estava sob responsabilidade da avó paterna, em Curitiba (PR).

A avó foi contatada via chamada de vídeo e, após apresentar resistência, confessou que elas estavam com o pai.

O Conselho então acionou a Polícia Civil, que solicitou ao judiciário mandado de busca e apreensão na casa do homem. No dia 15 de março, o órgão entrou na residência acompanhado de policiais e constatou que as crianças não estavam mais lá. Mais tarde, foi apurado que a madrasta as havia levado de volta a Curitiba.

Em uma segunda chamada de vídeo, o conselheiro viu as crianças na casa da avó e acionou o Conselho Tutelar de Curitiba, que foi até o local e encaminhou os menores a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foram constatados todos os abusos.

De acordo com Costa e Silva, as vítimas receberam alta na noite da última terça-feira (18/3) e foram levadas a um centro de acolhimento.

Pais já haviam perdido guarda das crianças

Em 2016, os genitores perderam a guarda das crianças, informou o Conselho Tutelar de Registro.

“Ambos eram negligentes aos cuidados, e na época [2016], as crianças foram acolhidas em Instituição de Acolhimento aqui em Registro”, contou Fábio Costa e Silva.

Após arem pelo abrigo, os três aram a viver com a avó em Curitiba, até o pai trazê-los de volta à cidade paulista há pelo menos dois anos.

Idoso vítima de maus-tratos

Na segunda-feira (17/3), o Conselho Tutelar de Registro recebeu uma terceira denúncia, dessa vez em referência a maus-tratos de um homem idoso cadeirante, também mantido sob cárcere privado na mesma residência. Eles haviam visto o idoso na casa na visita do dia 15 de março, mas ainda não tinham conhecimento dos maus-tratos.

Trata-se do avô das crianças, pai do acusado. Junto à polícia, mais uma vez foi feita uma visita na casa e o idoso foi retirado do local e hospitalizado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?