Conheça o parque em São Paulo que é 200 vezes maior que o Ibirapuera
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no sul do estado de SP, tem cerca de 35 mil hectares e opções de atividades na natureza
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no extremo sul do estado de São Paulo, tem cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada e é 200 vezes maior do que o Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.
O parque, que conta com mais de 350 cavernas catalogadas e é uma opção para quem gosta de trilhas e cachoeiras, foi criado em 1958 e abriga uma vasta diversidade de plantas e animais.
O Petar também oferece opções de atividades para os mais radicais: exploração de cavernas, rapel, boia cross e cascading.
As cavernas são o grande destaque do parque. Algumas abrigam grandes salões, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de profundidade e escaladas. Lá também se localiza a Caverna Casa de Pedra, considerada a com maior pórtico do mundo, e a Caverna de Santana, a maior de todo o estado de São Paulo.
Todo o espaço é dividido em núcleos de visitação e, dentre eles, os mais famosos são o Núcleo Santana, com trilhas de fácil o, e o Núcleo Ouro Grosso, que conta com um centro de educação ambiental e um pequeno museu com utensílios tradicionais da região.
Embora seja um parque estadual, para visitar o Petar, é necessário adquirir ingresso no valor de R$ 19 por pessoa. Crianças menores de 12 anos e pessoas acima de 60 não pagam, e estudantes pagam meia-entrada.
Os eios são feitos em sua maioria com o acompanhamento de monitores ambientais credenciados, que possibilitam a melhor preservação do local. É indicado o uso de roupas adequedas e equipamentos de segurança na visitação de espaços específicos.