body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Conheça o parque em São Paulo que é 200 vezes maior que o Ibirapuera

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no sul do estado de SP, tem cerca de 35 mil hectares e opções de atividades na natureza

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Governo de SP
parque 200 vezes maior Ibirapuera
1 de 1 parque 200 vezes maior Ibirapuera - Foto: Reprodução/Governo de SP

São Paulo — O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no extremo sul do estado de São Paulo, tem cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada e é 200 vezes maior do que o Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.

O parque, que conta com mais de 350 cavernas catalogadas e é uma opção para quem gosta de trilhas e cachoeiras, foi criado em 1958 e abriga uma vasta diversidade de plantas e animais.

3 imagens
eios são para todos os gostos: desde os mais tranquilos até os mais radicais
Petar acumula cerca de 35 mil hectares de extensão
1 de 3

Cavernas do parque estão entre as mais famosas do mundo

Reprodução/Governo de SP
2 de 3

eios são para todos os gostos: desde os mais tranquilos até os mais radicais

Reprodução/Governo de SP
3 de 3

Petar acumula cerca de 35 mil hectares de extensão

 

O Petar também oferece opções de atividades para os mais radicais: exploração de cavernas, rapel, boia cross e cascading.

As cavernas são o grande destaque do parque. Algumas abrigam grandes salões, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de profundidade e escaladas. Lá também se localiza a Caverna Casa de Pedra, considerada a com maior pórtico do mundo, e a Caverna de Santana, a maior de todo o estado de São Paulo.

Todo o espaço é dividido em núcleos de visitação e, dentre eles, os mais famosos são o Núcleo Santana, com trilhas de fácil o, e o Núcleo Ouro Grosso, que conta com um centro de educação ambiental e um pequeno museu com utensílios tradicionais da região.

Embora seja um parque estadual, para visitar o Petar, é necessário adquirir ingresso no valor de R$ 19 por pessoa. Crianças menores de 12 anos e pessoas acima de 60 não pagam, e estudantes pagam meia-entrada.

Os eios são feitos em sua maioria com o acompanhamento de monitores ambientais credenciados, que possibilitam a melhor preservação do local. É indicado o uso de roupas adequedas e equipamentos de segurança na visitação de espaços específicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?