Piloto morto em queda de avião era paulista e estudou aeronáutica
Piloto de linha cadastrado na Anac trabalhava na Azul havia 10 anos. Além dele, morreu em acidente o advogado gaúcho Márcio Carpena
Compartilhar notícia

São Paulo —A queda de um avião de pequeno porte na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, deixou dois mortos: o piloto, Gustavo Medeiros, e o copiloto e dono da aeronave, Márcio Louzada Carpena.
Entre as vítimas estava o piloto, Gustavo Carneiro Medeiros. Nascido em Indaiatuba, interior de São Paulo, Gustavo trabalhou na Azul por dez anos e atuava como piloto particular. Segundo a empresa, ele fez parte do quadro de Tripulantes da Azul entre 2011 a 2021.
Ele se formou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em ciências aeronáuticas, em 2002, e em istração de Empresas, em 2006. Gustavo era cadastrado como piloto de linha pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O que aconteceu
- Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira (7/2) na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
- O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo.
- Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois ocupantes da aeronave morreram carbonizados, sendo o piloto, Gustavo Medeiros, e o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, dono do avião.
- O avião, um modelo King Air F-90 com capacidade para oito ageiros, decolou do aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital, com o piloto e o advogado, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre (RS).
- A aeronave, de prefixo PS-FEM, estava registrada no nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos, e atingiu um ônibus da viação Santa Brígida, que ficou em chamas.
- Ao menos seis pessoas que estavam em solo ficaram feridas. Entre elas, um motoqueiro que foi atingido por uma placa de sinalização e uma senhora que estava dentro do ônibus. Ambos foram levados para unidades de saúde da região.
- A Avenida Marquês de São Vicente foi totalmente bloqueada, nos dois sentidos.
- O Cenipa está no local investigando as causas do acidente.
Gustavo estava no avião com o copiloto e advogado Márcio Louzada Carpena. Ele estou direito na PUCRS, onde se formou em 2002 e onde também ministrava aulas. Os dois viajavam para para Porto Alegre no avião que havia decolado do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.
Carpena era dono de um escritório de advocacia especializado em em direito societário, com sedes em Caxias do Sul e Porto Alegre. Ele deixa três filhos.
O avião, um modelo King Air F-90 com capacidade para oito ageiros, decolou do aeroporto Campo de Marte, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre (RS).
O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, os seis feridos em solo não correm risco de morrer.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lamentaram o acidente aéreo em suas redes sociais.
Em nota ao Metrópoles, a Azul Linhas Aéreas disse que se solidariza com os familiares do piloto do voo e das demais vítimas. Já a PUC RS manifestou seu pesar e sua solidariedade às famílias e aos amigos de Márcio Louzada Carpena e Gustavo Medeiros.
Veja o momento da queda do avião: