PSDB marca evento para lançar pré-candidatura de Datena em SP
Datena trocou o PSB pelo PSDB em meio a tratativas para ser o vice de Tabata Amaral, mas tucanos buscam candidatura própria em SP
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo – O PSDB marcou o anúncio da pré-candidatura do apresentador José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo para esta quinta-feira (13/6) em um hotel no centro da capital paulista.
A informação foi divulgada pela GloboNews e confirmada pelo Metrópoles. Datena trocou o PSB pelo PSDB em abril deste ano, em um arranjo eleitoral para ser o vice da deputada federal Tabata Amaral (PSB), que prestigiou o evento da filiação do apresentador.
Um mês depois de sua filiação, a 11ª de sua história, Datena deu aval para que os tucanos preparassem a sua própria candidatura à istração municipal, conforme divulgado pelo presidente do diretório municipal tucano, o ex-senador José Anibal,.
Será a segunda tentativa do PSDB de anunciar o pré-candidatura de Datena. A primeira seria na semana ada, mas o apresentador alegou questões de saúde e pediu que o evento fosse adiado.
No PSB, filiados afirmam duvidar que Datena de fato disputará estas eleições. O prazo para que ele deixe seu cargo na TV Bandeirantes é 30 de junho.
Quatro desistências
Datena já desistiu de concorrer em eleições quatro vezes: em 2016 e 2020, à Prefeitura de São Paulo, e em 2018 e 2022, ao Senado. Quando era filiado ao PDT, no ano ado, ele adiou o lançamento de sua pré-candidatura três vezes. Depois, filiou-se ao PSB.
No Datafolha mais recente, Datena apareceu com 8% das intenções de voto, atrás de Guilherme Boulos (PSol), com 24%, do prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 23%, e empatado com Tabata, que também pontuou com 8%.