body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Confira 6 dicas úteis para mães dormirem melhor

Psicólogo, especializada em higiene do sono, sugere alguns hábitos para que mulheres no pós-parto consigam descansar mais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Mulher sentada de pernas cruzadas ando as mãos no colchão
1 de 1 Mulher sentada de pernas cruzadas ando as mãos no colchão - Foto: Reprodução

Um dos primeiros impactos da chegada de uma criança na rotina familiar é relacionado aos hábitos de sono. Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, constatou que as mães dormem cerca de 40 minutos a menos a cada noite no primeiro ano de vida da criança em comparação ao período anterior à gravidez. Os pais, por sua vez, perdem em média apenas 13 minutos de sono.

Alguns hábitos de higiene do sono, podem ajudar a melhorar as coisas. Consultora da empresa Emma Colchões, a psicóloga Theresa Schnorbach recomenda investir para que o quarto seja um espaço mais convidativo ao sono. “Investir em colchões de qualidade pode ser um importante o para ar bem pelo período”, aponta.

Veja algumas dicas sugeridas por ela:

1. Deixe a cama aconchegante

Invista em travesseiros macios, use lençóis e cobertores limpos e feche as cobertas quando estiver se deitando. “Isso torna a cama mais confortável e convidativa para o sono”, diz a psicóloga.

2. Prepare o ambiente

Certifique-se de que não há luzes acesas no cômodo, pois elas inibem a produção de melatonina, hormônio associado ao sono.

Também cuide para que a temperatura esteja agradável. A temperatura ideal do quarto para uma boa noite de sono é de, aproximadamente, 18,3°C.

3. Crie um ritual

A psicóloga recomenda que as mães pratiquem rituais como a meditação ou o relaxamento respiratório antes de dormir, também sugere que a ingestão de alimentos gordurosos e com cafeína seja evitada. “Chás que possuem propriedades calmantes, como camomila, erva-doce, erva-cidreira ou jasmim são uma boa pedida”, sugere Theresa.

Uma técnica simples de respiração lenta é a 4-7-8, que consiste em sentar com as costas retas e colocar a ponta da língua logo atrás dos dentes frontais superiores. Em seguida, inspire pelo nariz contando até quatro, segure a respiração contando até sete e, em seguida, expire pela boca e conte até oito.

4. Deite-se no mesmo horário

Ao ir para a cama mais cedo em algumas noites e mais tarde em outras, o ciclo circadiano pode ficar desequilibrado. A desregulação afetar não apenas a saúde física, mas também a saúde mental. Cuide para que sua preparação para o sono ocorra sempre no mesmo horário.

5. Amamente logo antes de dormir

A amamentação libera na corrente sanguínea da mulher uma substância chamada ocitocina, conhecida popularmente como “hormônio do amor”. Além de causar relaxamento, ele provoca sensação de prazer e reduz os níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse. Logo, amamentar antes de dormir pode ser uma boa ideia para aproveitar a sensação de bem-estar e relaxamento.

6. Atenção ao sono do bebê

Se o bebê não dorme bem, isso impacta no sono da mãe. Para a criança, use sons tranquilos, músicas calmas, o amanete e certifique-se de que ele não está incomodado, por exemplo, com gases.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?