Dieta de sopas e shakes consegue reverter diabetes tipo 2, diz estudo
Pesquisa aponta que a doença pode entrar em remissão com programa dietético adequado. Experimento foi realizado no Reino Unido
atualizado
Compartilhar notícia

A diabetes tipo 2 afeta cerca de 9% da população brasileira, é uma doença incurável e precisa ser controlada com o uso de medicamentos combinado com mudanças de estilo de vida.
Uma pesquisa recente, publicada na The Lancet Diabetes & Endocrinology na segunda-feira (5/8), indicou que uma dieta baseada em shakes e sopas leva à remissão da doença, situação em que os sintomas desaparecem.
O programa alimentar foi testado por um ano com pessoas atendidas pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. Os resultados mostraram que 32% dos pacientes conseguiram a remissão da diabetes com as mudanças do cardápio, que foram capazes de estabilizar a glicose no sangue e diminuir comorbidades relacionados à doença.
Como funicona a dieta para a remissão da diabetes?
Durante os três primeiros meses da pesquisa, os pacientes foram orientados a substituir todas as refeições normais por sopas e shakes, que totalizavam cerca de 900 calorias por dia.
Vencida essa primeira etapa, receberam instruções para reintroduzir lentamente os alimentos no cardápio durante o resto do ano. Os alimentos deviam ser incluídos aos poucos, privilegiando frutas e vegetais in natura.
Entre os 710 participantes, 27% apresentaram remissão do diabetes tipo 2 no final do ano. No entanto, apenas 145 participantes alcançaram as reduções de peso esperadas, indicando que foram os mais rigorosos na adoção do programa.
“Essas últimas descobertas se somam às evidências do mundo real de que o programa pode ajudar milhares de pessoas que vivem com diabetes tipo 2 em sua jornada de perda de peso e remissão, que sabemos ser difícil”, disse Elizabeth Robertson, diretora de Pesquisa da Diabetes UK, em entrevista ao NHS.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!