body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Estudo descobre por que gordura na barriga aumenta depois dos 40 anos

Estudo feito com ratos mostra que células-tronco antigas se transformam em células de gordura e se proliferam com o ar da idade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gettyimages
Imagem mostra homem sem camisa tendo a barriga medida com fita métrica - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra homem sem camisa tendo a barriga medida com fita métrica - Metrópoles - Foto: Gettyimages

Com o ar dos anos, fica cada vez mais difícil ganhar massa muscular e perder gordura — é clássico o aumento da barriga conforme a idade avança. Pesquisadores chineses descobriram que o fenômeno não é causado só pela diminuição do metabolismo. Células-tronco específicas estão envolvidas no processo.

“Descobrimos que o envelhecimento desencadeia o surgimento de um novo tipo de célula-tronco adulta e aumenta a produção maciça de novas células de gordura no corpo, especialmente ao redor da barriga”, escreve a coautora do estudo, Qiong Wang, que é professora associada de endocrinologia molecular e celular no Arthur Riggs Diabetes & Metabolism Research Institute, em comunicado à imprensa.

A pesquisa foi publicada na revista Science na sexta (25/4). Os cientistas analisaram o tecido adiposo branco de camundongos e as células-tronco que evoluem para adipócitos (APCs). Eles transplantaram as células de indivíduos idosos para jovens, e vice-versa: os ratinhos mais novos acabaram com um nível aumentado de gordura, enquanto os mais velhos, que receberam células jovens, não engordaram.

Células adiposas podem aumentar a barriga

Os pesquisadores explicam que as células progenitoras de células de gordura despertaram apenas em camundongos de meia-idade e se reproduziram com maior velocidade, explicando por que o peso tende a aumentar com o ar dos anos. Como temos mais tecido adiposo na região visceral, a barriga é a mais afetada pelo acúmulo de células de gordura. Posteriormente, os resultados foram validados em células humanas.

“Esta é a primeira evidência de que nossas barrigas se expandem com a idade devido à alta produção de novas células de gordura pelas APCs”, afirma o pesquisador Adolfo Garcia-Ocana.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?