body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O que é obstrução intestinal, que fez Jair Bolsonaro ser internado

O ex-presidente Jair Bolsonaro ou mal enquanto cumpria agenda no interior do Rio Grande do Norte e foi levado para um hospital de Natal

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Maia/cedido ao Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
1 de 1 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Eduardo Maia/cedido ao Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta sexta-feira (11/4) após sentir fortes dores abdominais. Ele cumpria agenda na cidade de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte, quando ou mal.

Segundo auxiliares de Bolsonaro, as dores abdominais foram causadas por obstrução intestinal, ainda decorrente da facada que levou em 2018, durante a campanha eleitoral.

O ex-presidente será submetido a uma tomografia na próxima hora para definição do seu tratamento.

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal ocorre quando a agem das fezes pelo intestino está total ou parcialmente bloqueada. Isso pode acontecer por diversos motivos, como presença de bridas intestinais – que é quando uma alça intestinal gruda na outra, bloqueando o trânsito do intestino –, tumores, hérnias, inflamação e até mesmo intoxicação por chumbo.

A obstrução impede a agem dos alimentos digeridos pelo intestino. Por isso, os produtos dessa digestão, como fezes, gases intestinais e secreções digestivas, se acumulam e aumentam a pressão dentro do intestino. É um fator mecânico.

No caso de Bolsonaro, a obstrução pode ser uma consequência das diversas cirurgias feitas no intestino do presidente desde a facada sofrida em 2018.

“A doença é comum em quem possui fatores de risco. O paciente com obstrução normalmente ou por cirurgias prévias, acidentes com traumas abdominais, como tiros ou facadas. Também é comum em pessoas com histórico de doenças intestinais, como doença inflamatória intestinal ou torção intestinal”, explicou o gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte, Bernardo Martins, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Os sintomas costumam envolver inchaço exagerado da barriga, dificuldade para evacuar ou eliminar gases, náuseas ou dor abdominal com cólica intensa.

Distensão abdominal

O Hospital Rio Grande, para onde Bolsonaro foi levado em Natal, informou que o ex-mandatário “apresentou-se com quadro de distensão abdominal e dor, tendo sido prontamente atendido pela equipe clínica e cirúrgica do hospital”.

Bolsonaro “encontra-se hospitalizado, com parâmetros vitais estáveis, recebendo hidratação venosa, profilaxia antibacteriana e realizando exames laboratoriais complementares”, informou o boletim médico.

A distensão abdominal é o inchaço ou aumento do volume do abdômen, que pode ser causado por vários fatores, como gases, líquidos e alimentos não digeridos e a obstrução intestinal.

Além da própria obstrução intestinal, outros sintomas associados ao quadro podem incluir: vômitos, enjoo e prisão de ventre.

De acordo com o médico Arnaldo Nacarato, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Brasília Águas Claras, da Rede Américas, “a gravidade do quadro depende da causa da distensão abdominal, que normalmente pode estar associada a alguma gastroenterocolite ou a algum quadro de obstrução”.

“Nos quadros mais simples, a resolução é espontânea, ou seja, não necessita de nenhuma intervenção cirúrgica, apenas medicamentos sintomáticos. Os mais graves podem necessitar de cirurgia para a resolução”, explica.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?