body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Por que é mais fácil ficar doente no frio? Especialistas respondem

Frente fria que chega ao Brasil pode fragilizar a saúde e aumentar o risco de doenças do trato respiratório e até cardíacas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Aline Massuca/ Metrópoles
Rio de Janeiro tem noite de frio intensa. Muitos moradores de rua tentam se esquentar como podem nesta manhã (31/7)
1 de 1 Rio de Janeiro tem noite de frio intensa. Muitos moradores de rua tentam se esquentar como podem nesta manhã (31/7) - Foto: Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Com a chegada de uma frente fria, o brasileiro teve que tirar os casacos e cachecóis do armário e se preparar para a queda na temperatura. Porém, além de incômoda, a mudança brusca no tempo pode trazer problemas para a saúde.

A otorrinolaringologista Tatiana Matos, da Otorrino DF, explica que o frio aumenta as chances de adoecimento porque diminui a produção do muco que faz a filtragem do ar e umidifica o nariz.

“A temperatura baixa altera nossas secreções e o batimento ciliar. Com isso, o corpo já não fica com aquela barreira de proteção em 100%, isso nos deixa mais suscetíveis às doenças de inverno, que normalmente são respiratórias”, diz a médica.

Ela conta que, nesta época, há uma circulação maior de vírus e bactérias e a maioria das pessoas prefere ficar em ambientes fechados para fugir do frio — assim, a concentração de micro-organismos fica maior e é mais fácil ficar doente.

O tempo seco, típico do inverno, também acaba interferindo nas camadas de proteção do corpo, diminuindo a umidade do muco e causando microlesões nas estruturas do nariz, aumentando a chance de contaminação por micro-organismos.

Quais são as doenças mais comuns?

O otorrinolaringologista Stênio Ponte, também da Otorrino DF, afirma que as pessoas mais pré-dispostas a adoecer no frio são idosos, crianças, pessoas enfermas e a população de rua.

“As condições mais comuns são rinite, sinusite, sangramento nasal, doenças pulmonares, como asma e bronquite, e até doenças cardíacas, porque o coração é sobrecarregado para compensar todas as alterações causadas pela temperatura”, explica.

Para evitar qualquer problema, o médico lembra que é importante se manter agasalhado, aumentar a ingestão de líquidos e evitar aglomerações.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?