2 shakes naturais para estimular a produção de colágeno e rejuvenescer
Nutricionista indica receitas de dois shakes de frutas que, quando incluídos na dieta, podem colaborar com a produção natural de colágeno
atualizado
Compartilhar notícia

Uma alimentação saudável traz benefícios tanto para o bom funcionamento do organismo a longo prazo quanto para a manutenção do bom aspecto da pele, unhas e cabelo. E um dos responsáveis pela preservação do viço e firmeza da cútis é o colágeno.
Embora seja obtido principalmente de proteínas de origem animal, como carnes e frutos do mar, existem alimentos que impulsionam a produção da substância no corpo, diminuindo a formação de rugas e a flacidez.
Segundo o nutricionista Gabriel Moliterne, as frutas que estimulam a síntese do colágeno do corpo são aquela cuja a composição conta com vitamina C, zinco e antioxidantes.
Uma forma de aumentar o consumo dessas frutas é por meio dos shakes, que conseguem concentrar esses nutrientes e ainda serem deliciosos.
Moliterne indicou duas receitas especiais para o estímulo da produção de colágeno:
Shake tropical
No shake tropical, você consegue obter vitamina C, antioxidantes, zinco e cobre.
Ingredientes
- 1 xícara de abacaxi
- Meia xícara de manga
- Meio kiwi
- 1/4 ou 2 colheres de sopa do abacate
- 1 colher de sopa de castanha de caju hidratada
- 200 a 250 ml de água filtrada, água de coco ou leite vegetal
- adoçante natural a gosto (opcional) – máximo 10 gotas
Modo de preparo
Após colocar com água filtrada ou água de coco, bata tudo na liquidificador até obter uma textura homogênea. Consuma na hora. “Se não beber na hora, o shake pode perder os nutrientes aos poucos”, diz o especialista, que atua no Hospital Albert Sabin de São Paulo.
Shake antioxidante
Ingredientes
- 1 xícara de frutas vermelhas (morango, mirtilo, framboesa ou amora)
- Meia banana congelada
- 1/4 ou 2 colheres de sopa de abacate ou suco fresco de meio limão espremido
- 200 a 250 ml de água filtrada ou água de coco
- adoçante natural a gosto (opcional) – máximo 10 gotas
Modo de preparo
Bata na liquidificador em alta velocidade até obter uma textura homogênea. O consumo também deve ser feito logo após o preparo.
Como aumentar a eficácia dessas bebidas
Para quem deseja potencializar a eficácia dos shakes, Moliterne também indica ingredientes que podem ser adicionados, entre eles:
- 1 colher (sopa) rasa de pó de colágeno hidrolisado sem sabor
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 colher de chá de sementes de chia
Por fim, vale lembrar que o consumo insolado dos shakes não faz milagre. Moliterne explica que é importante ter uma alimentação balanceada ao longo do dia, incluindo o consumo de proteínas, legumes e vegetais.
“As fontes animais, como carnes vermelhas, frango e peixes, ajudam bastante na produção do colágeno. Por isso, o baixo consumo desses alimentos ao longo da semana pode interferir negativamente na produção”, encerra o nutricionista.