Conheça carne ideal para o churrasco e tão saborosa quanto a picanha
Com menos gordura e mais barata, esta carne é ideal para os amantes de um bom churrasco
atualizado
Compartilhar notícia

Quando o assunto é churrasco, algumas carnes são citadas como “tradicionais”, como a picanha, a asinha de frango e até a linguiça. Mas existe um corte que tem feito sucesso e, quando bem preparado, pode ser uma concorrente de peso: a fraldinha.
Para o chef de cozinha André Rochadel, colunista do Metrópoles, a fraldinha é uma das melhores carnes para churrasco. “É um dos meus cortes favoritos, principalmente dos magros, porque ela tem uma textura muito agradável na boca, apesar de ser pobre em gordura, ela é muito saborosa e eu acho uma opção maravilhosa.”
Mercado
Contudo, para o resultado final ser satisfatório, é preciso um olhar atento na hora de comprar a proteína, além da técnica certa no preparo. Rochadel detalha que, no mercado, você deve escolher a fraldinha que tem a ponta sem gordura.
“É normal que, quanto menores as peças, mais jovem é o gado e tem mais chance da carne ser macia. Além disso, prefira carnes resfriadas, porque a congelada, a gente não sabe qual foi todo o procedimento de transporte”, acrescenta.

Tempero
O chef salienta que o básico bem feito é o segredo para uma boa carne. “Para mim, só sal e pimenta resolvem. Mesmo assim, há outras vertentes. Recentemente, mestres churrasqueiros viralizaram ao comentar que só temperam a carne depois de pronta, eu pessoalmente não gosto disso.”
“Na minha opinião, o ideal é temperar logo antes de ir para a churrasqueira, com sal e pimenta do reino. E nunca temperar muito antes de assar, porque a carne começa a desidratar”, detalha.
Preparo
Diferente da picanha, que tem uma camada de gordura na parte superior, a fraldinha possui gordura entremeada dentro da carne, por isso, segundo o chef, ela não deve ficar muito tempo na churrasqueira se não ela fica fibrosa.
“Então, o ideal é você colocar na churrasqueira na brasa, nunca no fogo. Acredito que o ideal é deixá-la uns cinco ou seis minutos de cada lado, mas, claro, depende do ponto de preferência de cada um.”