body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Os 4 melhores chás anti-inflamatórios para reduzir gases e emagrecer

Incluir o consumo de chás na dieta pode reduzir o inchaço causado por retenção de líquidos no corpo, além de diminuir o excesso de gases

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de mulher preparando chá
1 de 1 Imagem colorida de mulher preparando chá - Foto: Getty Images

Uma bebida natural e com muitas vantagens ao organismo são os chás. O consumo das infusões à base de folhas pode ser incluído na dieta visando bem-estar e saúde a longo prazo. Para aqueles que desejam reduzir o excesso de gases e perder peso ao mesmo tempo, algumas folhas podem colaborar.

Segundo o nutricionista Henrique Felinto, os chás com propriedades anti-inflamatórias e carminativas (capazes de reduzir gases) podem auxiliar no emagrecimento ao melhorar a digestão. Entre eles, o especialista sugere consumir o chá de gengibre com hortelã.

8 imagens
Praticar atividade física é essencial
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images
2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay
3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images
4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução
5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images
6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images
7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay
8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

Enquanto o gengibre tem ação termogênica, ajudando a acelerar o metabolismo e reduzir inflamações, a hortelã tem propriedades digestivas e carminativas, aliviando inchaço e gases.

Confira três chás que auxiliam na redução de gases e na perda de peso:

  • Chá de gengibre com hortelã: primeiramente, ferva 250 ml de água. Depois, adicione 1 rodela de gengibre e 5 folhas de hortelã. Por fim, deixe em infusão por 5 a 10 minutos e coe antes de consumir.
  • Chá de erva doce com camomila: de acordo com Felinto, a erva-doce relaxa o trato digestivo, e a camomila tem ação anti-inflamatória e auxilia no controle da retenção de líquidos. Ferva 250 ml de água, adicionando 1 colher de chá de erva doce (ou sachê) e uma colher de chá de camomila seca. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
  • Chá de cavalinha: ferva 250 ml de água e adicione a cavalinha seca. Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos e coe antes de beber. Segundo a nutricionista Andréia Rocha Dias, é recomendado consumir até 2 xícaras por dia, especialmente após as refeições.
  • Chá de hortelã-pimenta: ferva 250 ml de água e, depois, adicione 1 a 2 folhas frescas de hortelã-pimenta ou 1 colher de chá de folhas secas. Deixe as folhas em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Coe antes de beber.

Dias explica que a hortelã-pimenta é utilizada para distúrbios digestivos e para reduzir gases. “Ela contém mentol, que tem um efeito relaxante sobre os músculos do trato gastrointestinal, facilitando o trânsito de alimentos”, explica a especialista, que é mestre em compostos bioativos em alimentos e plantas.

O modo de preparo é uma etapa importante. Adicionar os extratos no momento errado pode reduzir a eficácia. Dias explica que raízes como o gengibre devem ser fervidas na água, pois a fervura ajuda a liberar os compostos concentrados dentro da raiz, como os gingeróis e shogaóis.

Já as folhas, como o hortelã, a cavalinha, a erva-doce e a camomila, devem ser preparadas em infusão — ou seja, colocadas na água depois da fervura, abafando a mistura. Isso porque as folhas contam com compostos voláteis e sensíveis ao calor, melhor extraídos com a água quente, no entanto, sem a necessidade de fervura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?