body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lupi na mira: PDT avalia indicar novo ministro e ameaça deixar governo

Lideranças do PDT se mostram divididas entre deixar governo Lula com Lupi, em eventual demissão, ou indicar novo nome

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
PDT Carlos Lupi Lula ministros
1 de 1 PDT Carlos Lupi Lula ministros - Foto: Reprodução

O PDT antecipou uma eventual queda do ministro Carlos Lupi e entrou em campo, nesta sexta-feira (2/5), para garantir a indicação de um novo nome para comandar o Ministério da Previdência Social, sob ameaça de desembarcar do governo. O titular da pasta foi convocado para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Planalto, com expectativa de negociar a demissão.

Neste momento, o PDT está dividido. Uma ala do partido defende que, caso Lupi deixe a Esplanada, a bancada da sigla deveria sair com o presidente de honra. Outro grupo da sigla defende a permanência na base do presidente Lula, desde que possam indicar um novo nome para chefiar a Previdência e manter o controle sobre postos-chave do ministério.

O que ambos os lados deixam claro é que há, sim, chances de Lupi pedir demissão. Tanto por ser alvo de ofensivas da oposição, que aponta suposta omissão com a farra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quanto de aliados governistas. Lula foi aconselhado a demiti-lo para evitar nova alta na taxa de rejeição.

A fritura de Lupi começou na sexta-feira ada, com a deflagração da Operação Sem Desconto, pela Polícia Federal (PF). A ação resultou no afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Desde então, a oposição tem relacionado o esquema de fraudes em descontos nos pagamentos de aposentados e pensionistas diretamente ao governo Lula.

Nos bastidores, lideranças do PDT citam alguns nomes para substituir Lupi. Um deles é o do secretário-executivo da Previdência, Wolney Queiroz. Ele foi deputado por Pernambuco e liderou a bancada do partido na Câmara. Outro nome citado é o de Guilherme Campelo, diretor de Licenciamento, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?