body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Moraes nega adiar julgamento de PF que gravou áudios sobre golpe

Moraes rejeita pedido da defesa do policial federal Wladimir Matos para adiar julgamento agendado para a próxima semana por trama golpista

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de foto 3x4 de homem pardo com barba e cabelo grisalhos e camiseta vermelha
1 de 1 Imagem colorida de foto 3x4 de homem pardo com barba e cabelo grisalhos e camiseta vermelha - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (16/5), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido da defesa do policial federal Wladimir Matos Soares que solicitava o adiamento do julgamento agendado para a próxima semana. Denunciado por conta do plano golpista, o acusado teve materiais com áudios nos quais cita um grupo armado que desejava prender ministros do STF e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após a divulgação dos áudios, a defesa do policial argumentou que fatos novos foram juntados aos autos. Diante disso, na última quinta-feira (15/5), solicitou o adiamentos dos julgamentos “tendo em vista a necessidade de complementar a resposta à denúncia, onde pretende arrolar testemunhas que possam esclarecer os novos fatos apresentados”. As audiências vão ocorrer nos dias 20 e 21 de maio.

Em resposta, Moraes apontou que o novo material foi juntado aos autos como prova solicitada pela defesa e não da acusação. Sendo assim, isso em nada poderia alterar a denúncia oferecida pelo Ministério Público e o conjunto probatório em que foi baseada e que serão, dessa maneira, analisados pelo Poder Judiciário.

“Bolsonaro deu pra trás”

O policial federal Wladimir Matos Soares, de 53 anos, teve apreendidos materiais com áudios nos quais cita um grupo armado que teria como objetivo prender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito do suposto plano golpista, acusado de rear informações sobre a segurança de Lula para outros envolvidos.

As gravações, obtidas e periciadas pela Polícia Federal (PF), revelam ainda o ree de informações sigilosas sobre a segurança de Lula a servidores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo foi revelado pelo Jornal Nacional e confirmado pelo Metrópoles.

Nos áudios, Soares afirma que fazia parte de uma “equipe de operações especiais“, armada e pronta para agir em defesa de Bolsonaro. Segundo ele, o grupo aguardava apenas uma “canetada” do então presidente para iniciar o ataque.

Em outro trecho, o policial declara que o grupo estava disposto a usar força extrema:

Críticas às Forças Armadas e ao próprio Bolsonaro

Em outra gravação há críticas à postura de Bolsonaro e dos generais. O policial afirma que o presidente “faltou com pulso” e que deveria ter agido mesmo sem apoio da cúpula militar.

Além disso, um dos interlocutores lamenta a ausência de figuras tão rígidas no exército como as da época do regime militar:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?