body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PF assume fiscalização de CACs no lugar do Exército a partir de julho

Decisão foi anunciada pelo Ministério da Justiça nesta quinta. PF vai assumir a função do Exército em fiscalizar CACs

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
Imagem colorida, PF liberta mulher de trabalho análogo a escravidão após 8 anos em MG - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, PF liberta mulher de trabalho análogo a escravidão após 8 anos em MG - Metrópoles - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) assumirá, a partir de 1º de julho, a responsabilidade pela fiscalização de colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs). A medida foi determinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta quinta-feira (15/5).

Com a decisão, encerra-se a atribuição que hoje está sob responsabilidade do Exército.

Para implementar a nova função, o ministério destinará R$ 20 milhões à PF. Até o momento, 600 servidores foram qualificados para atuar na fiscalização.

A transferência da competência estava prevista no decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em julho de 2023, que estabeleceu novas regras para compra, posse, porte e uso de armas de fogo pela população civil. A medida, no entanto, ainda não havia entrado em vigor.

Segundo a PF, serão criadas Delegacias de Controle de Armas em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, além de 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país – totalizando 123 estruturas voltadas à fiscalização.

As unidades serão supervisionadas pela Coordenação-Geral de Controle de Armas, órgão responsável pela gestão nacional do tema.

Novos limites

O decreto de Lula atualmente em vigor impôs novos limites à aquisição e ao uso de armas e munições. Para CACs, o número máximo de armas caiu de 30 para 8. Para a defesa pessoal, o limite foi reduzido de quatro para duas armas, e voltou a ser exigida a comprovação de efetiva necessidade.

As definições sobre armas de uso permitido e também foram alteradas. Pistolas 9mm, .40 e .45 A – que haviam sido liberadas para civis — voltaram a ser classificadas como de uso das forças de segurança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?