Beber suco de babosa pode ajudar a emagrecer? Nutrólogo esclarece
Especialista em nutrologia, o médico Thiago Viana explica se tomar suco de babosa tende a contribuir com o processo de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia

A coluna Claudia Meireles publicou, na última segunda-feira (10/3), sobre o suco de babosa contribuir com a saúde do intestino. Como dispõe de um leque de benefícios, há quem se pergunte se a planta — também conhecida como aloe vera — ajuda a emagrecer. Para responder ao questionamento, o médico Thiago Viana foi acionado mais uma vez.
Uma das maneiras de usufruir das propriedades da planta é por meio do suco. Segundo o médico do esporte, nutrólogo e ortopedista, a bebida pode contribuir “indiretamente” com o processo de emagrecimento por melhorar a digestão. Conforme o especialista afirma, outra vantagem da ingestão está relacionada ao “efeito leve sob a retenção de líquidos.”
Thiago destaca que o suco de babosa “não é uma solução mágica para perder peso”. “O emagrecimento acontece devido a um conjunto de fatores que incluem alimentação equilibrada com déficit calórico, prática de atividade física e bons hábitos de vida.
“Para quem quer emagrecer, o mais importante é focar em uma rotina saudável, e não depender de um único alimento ou bebida para alcançar resultados”, explica o especialista em emagrecimento e melhora de performance.
Receita do suco de babosa
Em entrevista anterior à coluna, o médico salientou que o preparo do suco de babosa deve ser feito com “cuidado”. “A casca da babosa contém substâncias tóxicas. O ideal é utilizar somente o gel transparente de dentro da folha”, recomendou.

Confira o o a o elaborado pelo médico Thiago Viana:
- Escolha uma folha de babosa fresca e lave bem.
- Corte as extremidades e retire a casca verde com uma faca.
- Retire o gel interno transparente e descarte qualquer parte amarelada.
- Bata no liquidificador com água ou suco natural de limão, laranja ou outra fruta de sua preferência, apenas para melhorar o sabor.
- Beba imediatamente, pois a babosa tende a oxidar rápido.
Alerta!
Com relação ao consumo, o nutrólogo ressalta que a bebida deve ser tomada moderadamente. “Pode causar efeitos indesejados se ingerida em excesso”, esclarece. “Como a babosa tem efeito laxativo, o uso frequente pode causar diarreia, desidratação e perda de minerais importantes. O ideal é consumir no máximo duas a três vezes por semana e observar como o organismo reage”, indica.

Gestantes, lactantes e crianças não devem ingerir o suco de babosa devido ao risco de irritação intestinal e efeitos colaterais.
Pessoas com problemas gastrointestinais, como colite, síndrome do intestino irritável e doenças renais, precisam ter cautela. “Quem faz uso de medicamentos diariamente deve consultar um profissional de saúde antes de tomar a bebida, já que a babosa tende a interferir na absorção de alguns remédios”, instrui Thiago.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.