Descubra se é melhor comer 2 ovos por dia ou aveia no café da manhã
A coluna entrevistou o médico Vinícius Carlesso sobre o consumo de ovos e aveia no café da manhã
atualizado
Compartilhar notícia

Médicos e nutricionistas costumam eleger o café da manhã como a principal refeição diária por ser responsável por fornecer energia para o restante do dia. Entretanto, para que essa alimentação cumpra o importante papel, é necessário colocar determinadas opções no prato, a exemplo de ovo, aveia, iogurte, frutas, torrada integral, entre outras.
Um estudo publicado pela revista científica Nutrients analisou o que é melhor para o coração: consumir dois ovos cozidos por dia ou um café da manhã com aveia saudável?
“Esses resultados demonstram que, em comparação com um café da manhã com aveia, dois ovos não afetam adversamente os biomarcadores associados ao risco de DCV [doenças cardiovasculares], mas aumentam a saciedade ao longo do dia em uma população jovem e saudável”, explicaram os autores da pesquisa.

- Em torno de 50 indivíduos participaram do estudo clínico;
- Os participantes foram alocados aleatoriamente para consumir dois ovos ou um pacote de aveia por dia no café da manhã por quatro semanas;
- Após três semanas, os inscritos aram a ter um café da manhã alternativo;
- Amostras de sangue em jejum foram coletadas no final de cada período de intervenção para avaliar o nível de lipídios e de grelina;
- Após o consumo de ovos, medidas de saciedade foram aumentadas, conforme relataram os participantes.

Ponto de vista do médico
A coluna Claudia Meireles perguntou ao médico Vinícius Carlesso se, de fato, é melhor para a saúde ingerir dois ovos ou a aveia no café da manhã. Conforme o especialista em cardiologia e clínica médica, “isso depende do objetivo nutricional”.
“A escolha deve levar em conta as necessidades individuais e a combinação com outros alimentos”, esclarece Vinícius.
De acordo com o médico, os ovos são uma fonte excelente de proteínas completas e gorduras, fornecendo energia sustentada. “São ideais para quem busca controle glicêmico, construção muscular e saciedade”, pondera.

Com relação à aveia, o cardiologista frisa que o cereal integra fontes de fibras solúveis, a exemplo do betaglucano. “A aveia auxilia na redução do colesterol, melhora a saúde intestinal e controla a glicemia”, destaca o especialista.
Vinícius Carlesso enfatiza que a aveia é mais indicada para quem busca benefícios cardiovasculares e aumento do consumo de fibras. “Ambos os alimentos são saudáveis, mas possuem benefícios diferentes”, cita o médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.