body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Neurocientista cita benefícios do consumo da vitamina da inteligência

A coluna entrevistou o neurocientista Mário Furlanetto sobre a vitamina da inteligência. O médico atua como mestre em saúde e envelhecimento

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Microgen Images/Science Photo Library/Getty Images
Foto de homem com jaleco e um estetoscópio no pescoço. Ele segura um comprimido e uma maquete de um cérebro - Metrópoles
1 de 1 Foto de homem com jaleco e um estetoscópio no pescoço. Ele segura um comprimido e uma maquete de um cérebro - Metrópoles - Foto: Microgen Images/Science Photo Library/Getty Images

Enquanto a vitamina D favorece o aumento de energia e disposição, além de ajudar no combate de sintomas gerais da depressão, a vitamina B9 (também conhecida por ácido fólico) contribui com a melhoria do sentimento de alegria. Há também outra “fórmula” que colabora com a inteligência: a vitamina B12. Para entender melhor a respeito da eficácia desse composto, a coluna Claudia Meireles conversou com o médico neurocientista Mário Furlanetto.

Para embasar a tese da vitamina B12 como eficaz em “turbinar” a inteligência, o médico cita um estudo publicado em 2023.

A pesquisa evidenciou que “os pacientes em tratamento com suplementação de vitamina B12 que apresentavam comprometimento cognitivo tiveram uma melhora significativa, principalmente na atenção, e na capacidade visual-construtiva, em sua função neuropsicológica”. Esse resultado decorreu da comparação com o grupo de controle sem comprometimento cognitivo.

Foto colorida de um cérebro segurando uma barra de peso - Metrópoles
A vitamina B12 é conhecida por contribuir com o funcionamento cognitivo

“[Os pesquisadores] concluíram que a suplementação de vitamina B12 pode melhorar a função frontal em pacientes com declínio cognitivo, e o déficit desta vitamina deve ser investigado em pacientes com declínio cognitivo”, menciona Mário, neurocientista do Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (AH).

Benefícios da vitamina da inteligência

Com relação a quais propriedades da vitamina B12 contribuem para o bom funcionamento do cérebro, o neurocientista salienta que os baixos níveis do ativo estão associados ao aumento da homocisteína. Ele explica o que vem a ser essa condição: “A homocisteína elevada está relacionada ao comprometimento cognitivo e está positivamente correlacionada a atrofia cerebral, indução da morte celular pelo DNA e dano por estresse oxidativo.”

declínio cognitivo - cérebro - doenças cerebrais
Mário Fulanetto esclarece a respeito do consumo da fórmula da inteligência

De acordo com Mário, a suplementação de vitamina B12 diminui a elevação de homocisteína. Devido à ingestão do ativo, os neurônios tendem a ficar protegidos, e a sensação de fadiga mental é reduzida.

Os benefícios do consumo da fórmula vão além do cérebro, a exemplo de prevenir contra a anemia; diminuir os riscos de complicações na gestação; e evitar a sensação de formigamento nas extremidades.

O especialista salienta que a suplementação de vitamina B12 é contraindicada quando o indivíduo apresenta alergia ou hipersensibilidade à cobalamina ou ao cobalto, que está presente na molécula do composto da inteligência. Também não devem suplementar quem tem doença de Leber. Isso decorre dos pacientes diagnosticados apresentarem níveis de cobalamina elevados por conta da condição.

Foto colorida de mão segurando hashi, que está com cérebro em miniatura - Metrópoles
O neurocientista detalha sobre o composto que ajuda a saúde do cérebro

Horário indicado

Quanto ao horário ideal do consumo da vitamina B12, se deve ser feito pela manhã ou à noite, o médico pontua que essa vitamina contribui para a secreção da melatonina e do magnésio. “Acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência desse mineral”, aborda. Dessa forma, recomenda-se que a ingestão ocorra à noite.

“Sendo assim, mesmo que as pesquisas não tenham definido o melhor horário, a vitamina B12 pode ser ingerida com água, pois é hidrossolúvel, e preferencialmente, no horário da noite, só ou acompanhada”, orienta o mestre em saúde e envelhecimento.

O neurocientista aconselha não tomar o ativo em excesso. Outra instrução do médico envolve a ausência do consumo da vitamina B12, em especial quem dispõe de uma alimentação vegana ou está em pós-operatório de cirurgia bariátrica. “Pode ser ingerida por fórmula manipulada ou não, e é encontrada em alimentos de origem animal”, finaliza Mário Furlanetto.

Foto de mulher pegando em um pote com nozes e segurando o encante do desenho de um cérebro - Metrópoles
O médico indica o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 para ajudar a saúde do cérebro

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?