body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Farmacêutico ensina receita de repelente natural com ervas medicinais

Doutor em química biológica, o farmacêutico Lucas Cintra mostra o o a o da receita e cita os benefícios de aplicar a fórmula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de mulher ando repelente - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher ando repelente - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde compartilhou uma boa notícia nessa quinta-feira (13/2): o Brasil registrou redução de aproximadamente 60% nos casos de dengue em comparação com as seis primeiras semanas do ano ado. Mesmo com a situação otimista, todo cuidado é pouco com relação ao Aedes aegypti e às formas de proliferação do mosquito, o que requer evitar deixar a água parada em objetos, mas também se proteger com a aplicação de repelente.

Ao se deparar com um leque de receitas de repelentes naturais, a coluna Claudia Meireles acionou o farmacêutico Lucas Cintra, doutor em química biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo. De acordo com o especialista, essa fórmula é “ideal” para ser usada por adultos e crianças maiores de 2 anos. “Nos bebês, recomenda-se testar em uma pequena área da pele antes de aplicar”, frisa.

6 imagens
É necessário que a população fique atenta aos entulhos
Mosquitos do bem entram em campo para evitar nova epidemia de dengue
Agente prepara armadilha contra dengue
Rio confirma a primeira morte por dengue em 2025
Secretaria usa de estratégias e armadilhas para acabar com a dengue
1 de 6

No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti

Reprodução
2 de 6

É necessário que a população fique atenta aos entulhos

Secretaria de Saúde/Divulgação
3 de 6

Mosquitos do bem entram em campo para evitar nova epidemia de dengue

Flávio Carvalho/WMP Brasil
4 de 6

Agente prepara armadilha contra dengue

Secretaria de Saúde/Divulgação
5 de 6

Rio confirma a primeira morte por dengue em 2025

Divulgação/Fiocruz
6 de 6

Secretaria usa de estratégias e armadilhas para acabar com a dengue

Secretaria de Saúde/Divulgação

Benefícios desse repelente, conforme o farmacêutico

Ingredientes da receita de repelente natural com ervas medicinais

10 gotas de óleo de andiroba

Segundo Lucas, esse óleo é eficaz contra mosquitos e outros insetos por ser rico em compostos de repelentes naturais, a exemplo do limonoides. “Também dispõem de propriedades anti-inflamatórias capazes de ajudar a acalmar a pele”, cita.

20 gotas de óleo essencial de citronela

“Amplamente utilizada contra mosquitos, a citronela se tornou um repelente conhecido”, atesta o especialista. Ele ressalta que o aroma “forte” da substância “mascara os odores humanos que atraem os insetos, transformando-se em uma barreira eficaz.”

Imagem mostra mulher espirrando spray no braço - Metrópoles
O farmacêutico lista os ingredientes da receita do repelente

15 gotas de óleo essencial de lavanda

O doutor em ciências biológicas salienta quanto ao óleo de lavanda apresentar potencial anti-inflamatório e calmante. “Esse função auxilia no alívio de coceiras causadas por picadas de insetos. Também age como um repelente leve”, sustenta. Ele acrescenta que o ingrediente tem aroma bastante agradável.

1 colher de sopa de folhas frescas de alecrim

O farmacêutico lista que o alecrim traz na composição os compostos cineol e cânfora. Ambos têm propriedades repelentes e ajudam a prolongar o efeito da receita natural.

Foto de estoque de Close-up de uma planta jovem da espécie Salvia rosmarinus, comumente conhecida como alecrim. Foco no primeiro plano, efeito de desfoque
As folhas de alecrim tem o papel de prolongar o efeito do repelente

2 colheres de sopa de álcool de cereais

“O álcool de cereais é utilizado como solvente para extrair os compostos ativos das ervas e óleos essenciais, garantindo melhor dispersão na mistura”, elucida Lucas Cintra.

200 ml de água destilada ou fervida

O especialista destaca que “a água pode ser descrita como a base do repelente”. O líquido dilui os óleos, e torna a fórmula mais suave para a aplicação na pele.

1 colher de chá de glicerina vegetal (opcional)

Adicionar esse ingrediente permite que a receita tenha ação hidratante. “Evita que a pele resseque com o uso frequente do repelente”, reitera o farmacêutico.

Foto colorida de glicerina - Metrópoles
O uso da glicerina é opcional

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as folhas de alecrim em uma a com 200 ml de água. Em seguida, ferva por 10 minutos até formar um chá concentrado. O especialista aconselha deixar a infusão esfriar completamente.

De acordo com o mestre em ciências biológicas, o segundo o consiste em coar o chá de alecrim e transferi-lo para um borrifador limpo e higienizado. Depois, adicione a quantidade indicada do álcool de cereais, do óleo de andiroba e dos óleos essenciais de citronela e lavanda.

O terceiro o é adicionar a glicerina vegetal, se preferir. Lucas Cintra orienta misturar bem. “Agite vigorosamente antes de cada uso para garantir que os ingredientes fiquem distribuídos”, atesta.

Modo de uso

O mestre em ciências biológicas instrui aplicar o repelente natural de ervas medicinais nas áreas expostas do corpo. Outra dica do farmacêutico envolve evitar o contato direto da fórmula com olhos, boca e mucosas. “Reaplique a cada duas ou três horas, ou sempre que necessário”, finaliza Lucas.

Mulher de blusa laranja aplica repelente no braço - Metrópoles dengue febre oropouche
O doutor em ciências biológicas detalha os benefícios da fórmula contra mosquitos

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?