Não é ômega 3! Descubra suplemento benéfico para longevidade e cérebro
Segundo especialista, esse suplemento dispõe de potencial antioxidante e anti-inflamatório, além de retardar o envelhecimento celular
atualizado
Compartilhar notícia

Quando se pesquisa ou lê sobre suplementos capazes favorecer a saúde do cérebro e prevenir o envelhecimento celular, o ômega 3 costuma ser frequentemente citado pelos especialistas. Outra fórmula com propriedades similares também tem ação neuroproterora e contribui para a longevidade, conforme explica a nutricionista Dani Borges.
O suplemento em questão é a taurina. De acordo com a expert em nutrição, a fórmula é “um aminoácido, encontrado em grandes quantidades no cérebro, coração, músculos e olhos”. Dani salienta que o composto dispõe de potencial antioxidante: “Ajuda a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, e tudo isso está ligado ao envelhecimento celular.”
Quanto à função de retardar o envelhecimento celular, a especialista comenta sobre o suplemento ter “envolvimento” na regulação do metabolismo na função mitocondrial. “Isso tem relação com a diminuição da percepção de idade da pessoa, embora ainda estejam sendo realizados estudos para maior comprovação desse feito”, prossegue.

Com relação à contribuição para uma vida longeva, a nutricionista pontua que existem estudos preliminares que associaram o consumo de taurina à longevidade. “Isso decorre por conta da ação antioxidante e anti-inflamatória e da função mitocondrial de proteção e e, porém as pesquisas precisam avançar mais para uma confirmação maior”, frisa.
Cérebro
A fórmula tende a ser utilizada por quem deseja ter mais foco e concentração. Dani reitera a respeito do composto melhorar a “função mitocondrial e a produção de energia celular”. “Apresenta propriedade neuroprotetora que ajuda a reduzir a degeneração do neurônio, retardando o envelhecimento e as doenças degenerativas”, detalha.
A nutricionista menciona os benefícios do consumo da taurina para a saúde do cérebro:
- Ajuda na memória;
- Auxilia a melhorar a comunicação entre as células cerebrais;
- Tem ação antioxidante;
- Dispõe de potencial anti-inflamatório que vai contribuir para proteção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e até mesmo demência.

Mais benefícios
Segundo Dani Borges, o suplemento oferece benefícios para a saúde cardiovascular. “Regula a pressão arterial e pode até mesmo controlar o nível de colesterol, em alguns casos”, exemplifica a especialista.
A quem enfrenta alterações de teor de açúcar no sangue, a ingestão da fórmula pode ajudar a estabilizar o quadro.
“Pode melhorar o desempenho físico e a contração muscular, evitando a fadiga ao ser utilizada no pré-treino”, garante a nutricionista, ao sugerir o suplemento para os praticantes de atividade física. Dani endossa a importância de fazer o acompanhamento com um profissional para saber a dose diária, já que varia de 500 miligramas a 2 mil miligramas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.