Nutri lista 3 suplementos que ajudam no crescimento do cabelo
A nutricionista Cristiane Zago Zácari elenca os suplementos e explica como as fórmulas beneficiam o crescimento do cabelo, deixando-o forte
atualizado
Compartilhar notícia

Enquanto algumas pessoas parecem ter algum gene da Rapunzel devido ao cabelo espichar em um estalar de dedos, outras acompanham e comemoram o milimétrico crescimento capilar em meses. Caso esteja na missão de conquistar madeixas compridas, vale conhecer alguns suplementos que contribuem para o alongamento dos fios, conforme aponta a nutricionista Cristiane Zago Zácari.
Coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário FMU, localizado em São Paulo, a especialista destaca que há três suplementos com “bom respaldo científico” capazes de auxiliar no crescimento e no fortalecimento do cabelo. Antes de listar as fórmulas, ela endossa que os interessados em fazer as madeixas alongarem devem recorrer a uma avaliação profissional, a fim de identificar se o uso dos compostos é realmente necessário.
Suplementos
A seguir, Cristiane elenca os três suplementos:
- Biotina (vitamina B7): participa da produção de queratina. “A deficiência dessa proteína pode levar à queda capilar”, salienta.
- Silício orgânico (ácido ortossilícico estabilizado): por atuar na síntese de colágeno e queratina, fortalece o folículo.
- Colágeno hidrolisado com peptídeos bioativos tipo I, associado à vitamina C: fornece aminoácidos essenciais à estrutura da derme.
De acordo com a nutricionista, esses suplementos atuam de forma complementar “no metabolismo de queratina, na vascularização do couro cabeludo e na integridade estrutural dos fios”. “Esses nutrientes não são tratamentos únicos para a queda de cabelo, mas sim coadjuvantes nutricionais que ajudam quando há carências ou fatores predisponentes”, argumenta.

Mais benefícios
Mestra em ciências e tecnologia de alimentos, Cristiane Zago Zácari frisa que consumir esses nutrientes oferece benefícios que vão além do crescimento do cabelo. A biotina melhora a pele, unhas e metabolismo energético. Com relação ao silício, a especialista menciona sobre a elasticidade da cútis e a saúde óssea e das articulações serem favorecidas.
“O colágeno contribui para a melhora articular, firmeza da pele e manutenção da massa magra”, detalha a nutricionista. Ela ressalta que outros nutrientes relevantes para ter fios longos e fortes são: ferro; zinco; proteínas; e as vitaminas A e D.

Momento ideal para consumir
A especialista em nutrição explica o melhor momento para fazer a ingestão dos suplementos e ter resultados positivos quanto ao alongamento das madeixas.
- Biotina: misturar com alimentos fontes de gorduras saudáveis. De preferência, tomar de manhã ou à tarde.
- Silício orgânico: ingerir em jejum ou 30 minutos antes das refeições.
- Colágeno + vitamina C: consumir à noite, antes de dormir, com suco rico em vitamina C.
Segundo a mestra em ciências e tecnologia de alimentos, desfilar com o cabelo bonito “começa pelo prato — e no estilo de vida”. Cristiane orienta seguir cinco os: hidratar-se bastante; evitar dietas restritivas sem acompanhamento especializado; investir em alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco e vitaminas A, B e C; reduzir o estresse e dormir bem; e buscar avaliação profissional antes de suplementar.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.