body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba como deve ser o consumo do melhor suplemento para o cérebro

Ingerir determinado tipo deste suplemento tem impacto significativo na saúde do cérebro, afirma o neurocientista Julio Cesar Luchmann

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida - Seis colherem com diferentes comprimidos de suplementos
1 de 1 Foto colorida - Seis colherem com diferentes comprimidos de suplementos - Foto: Getty Images

Prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson e demências é um dos benefícios do consumo do melhor suplemento para o cérebro: o ômega 3. Ingerir determinado tipo do composto tem impacto significativo na “memória, aprendizado e raciocínio”, conforme explica Julio Cesar Luchmann, professor de neurociência da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o doutorando em naturopatia e neurocientista esclarece que há três tipos de ômega 3, sendo eles: alfalinolênico (ALA); eicosapentanoico (EPA); e docosahexaenoico (DHA). Os dois últimos citados foram considerados melhores para o cérebro, segundo um artigo do Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (Canmat).

“O ômega 3 dos tipos EPA e DHA tem evidência máxima como suplemento para o cérebro”, sustenta Luchmann.

Mão direita segurando copo de vidro com água e mão esquerda pegando cápsula de ômega-3 em recipiente pequeno - Metrópoles
O ômega 3 é apontado como o melhor suplemento para o cérebro, segundo o neurocientista

À coluna, Julio Cesar Luchmann elucida sobre os tipos do suplemento e seus benefícios

  • Alfalinolênico (ALA): um ácido graxo encontrado em vegetais, como a linhaça, nozes e azeite de oliva.
  • Eicosapentaenoico (EPA): tem função anti-inflamatória, e participa da formação de uma série de hormônios. É o caso dos esteroidais, como a testosterona.
  • Docosahexaenoico (DHA): fundamental para proteção e funcionamento neuronal, sistema de visão e cardíaco.

De acordo com o especialista, as doses do suplemento apresentadas no mercado costumam trazer 60% de EPA e 40% de DHA “em cápsulas que variam muito de quantidade”. Na avaliação do neurocientista, o ideal é que se faça o consumo de 2 gramas por dia, em média. Com relação a essa quantia, ele destaca haver “poucas contraindicações”.

Representação 3d de cérebro correndo em esteira. Velocidade de pensamento, processamento, cérebro
O suplemento ajuda a saúde cerebral

“Se consumido nas doses recomendadas, que é de até 2 gramas por dia, em média, o ômega apresenta poucas contraindicações”, esclarece Luchmann. Pessoas com condições hepáticas e com problemas de coagulação sanguínea, a exemplo da hemofilia, precisam ser orientadas e acompanhadas por um profissional de saúde. O mesmo vale para pacientes com quadros alérgicos e em tratamento oncológico.

Nas situações de histórico familiar de doenças neurodegenerativas ou indivíduos que tenham indicação específica, a dosagem de DHA puro deve estar na casa de 1 a 1,5 grama por dia, segundo o professor de neurociência.

O doutorando em naturopatia detalha que o ômega 3, principalmente o tipo DHA, tem ação anti-inflamatória; participa da construção das estruturas que formam o cérebro (60% do peso total do cérebro é gordura, os outros 40% são água, proteínas, carboidratos e sais minerais); e melhora a comunicação entre as células do sistema nervoso.

Objeto em formato de cérebro sob prato de comida azul - Metrópoles
A memória é uma das partes beneficiadas com o consumo do ômega 3

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?