body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Justiça nega pedido para suspender compra do Master pelo BRB

O juiz da 25ª Vara Cível de Brasília disse que os fundamentos apontados pelo autor são relevantes, mas não há prova “robusta e idônea”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
brb-master
1 de 1 brb-master - Foto: Arte/Metrópoles

O juiz da 25ª Vara Cível de Brasília, Júlio Roberto dos Reis, negou o pedido para suspender, de forma liminar (provisória), a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).

A decisão, obtida pelo Metrópoles, foi expedida na tarde desta terça-feira (22/4). Como mostrou o portal, o autor da ação popular é o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.

O juiz disse que “os fundamentos apresentados pela parte são relevantes, mas não estão amparados em prova robusta e idônea que permita chegar a uma alta probabilidade do direito invocado, não sendo suficientes meros relatórios opinativos desfavoráveis à transação impugnada, a carecer de aprofundamento probatório à luz do contraditório e maio dilação probatória, bem como definição da competência em razão da matéria e da pessoa para apreciar os pedidos formulados nesta ação constitucional”.


Entenda

  • O juiz da 25ª Vara Cível de Brasília, Júlio Roberto dos Reis, negou pedido para suspender a compra do Master pelo BRB.
  • A decisão é desta terça-feira (22/4).
  • O autor da ação popular é o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.
  • O magistrado avaliou que, embora os fundamentos sejam relevantes, não estão amparados em “prova robusta e idônea”.
  • A aquisição de 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e de 58% do capital do Master pelo BRB está em análise no Banco Central.

2 imagens
Banco Master
1 de 2

Sedo do BRB, no Distrito Federal

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
2 de 2

Banco Master

O magistrado afirmou que o provável perigo, essencial para a decisão liminar, ocorre quando não se pode aguardar a demora normal do desenvolvimento do processo. Mas, no caso em questão, segundo o juiz, “o requisito não está presente porque o ato de incorporação de instituições bancárias é complexo e demanda prazo razoável para que seja autorizado pelo Poder Público e concluído, sem indícios de que a espera pelo breve contraditório poderá ensejar o perecimento do direito.”

Inicialmente, o processo foi distribuído para a 1ª Vara da Fazenda Pública do DF, mas acabou redistribuído para a 25ª Vara Cível de Brasília em razão do entendimento de que não haveria interesse do DF no processo, por tratar-se de um ato do BRB, que é uma sociedade de economia mista. O juiz Júlio Roberto dos Reis, porém, citou que há controvérsia sobre a competência para analisar o caso.

No entendimento do magistrado, o DF deve integrar o processo. “Conforme narrado pelo autor, o fundamento para esta ação constitucional seria a prática de transação ‘com consequências diretas sobre o patrimônio público’. Ocorre que equiparam-se a atos do Distrito Federal aqueles praticados pelas sociedades de que ele seja acionista e os das pessoas ou entidades por elas subvencionadas ou em relação às quais tenham interesse patrimonial (art. 5º, §1º, da Lei n. 4.717/65), de modo que o Ente Distrital, titular do direito atingido e detentor de legítimo interesse jurídico, a princípio, também deve integrar a demanda”, escreveu o juiz.

Na ação popular, o autor alega que o Banco Master “adquiriu empresas falidas e emitiu certificados de depósito bancário (CDBs) de alto custo, com taxas que chegaram a 140% do CDI”. “Esses títulos começam a vencer em 2025”, diz a solicitação. De acordo com o sindicalista, “caso o Banco Master não consiga honrar suas dívidas, o risco de inadimplência pode causar uma crise de confiança no sistema bancário”.

Compra

O BRB anunciou, no dia 28 de março de 2025, que o Conselho de istração aprovou, por unanimidade, a compra de 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total do Banco Master.

A transação ainda depende de aprovação do Banco Central e do Conselho istrativo de Defesa Econômica (Cade).

Nesta terça-feira, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse que a instituição “não julga, em qualquer processo de fusão e aquisição, a conveniência da venda ou da compra”. Segundo ele, cabe ao BC julgar a viabilidade econômica de quem está comprando e de quem está vendendo.

“Ou seja, se a fatia que está sendo comprada integral ou parcialmente pode ser absorvida e como isso impacta o plano de negócio de quem está adquirindo”, afirmou Galípolo.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?