body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gleisi procura PDT após sigla desembarcar da base

Ministra da articulação política, Gleisi Hoffmann ligou para o líder do PDT na Câmara, após sigla anunciar desembarque da base do governo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, em foto colorida
1 de 1 Gleisi Hoffmann, presidente do PT, em foto colorida - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

À frente da articulação política do Palácio do Planalto, a ministra Gleisi Hoffmann procurou lideranças do PDT na terça-feira (6/5), após o partido anunciar ter desembarcado da base do governo Lula na Câmara.

Segundo apurou a coluna, Gleisi ligou para o líder do PDT na Casa, Mário Heringer (MG). O pedetista, entretanto, não atendeu a ligação de primeira, mas depois conversou com a ministra por mensagem de texto.

Gleisi fez um apelo a Heringer para que a bancada reveja a decisão de desembarcar da base e de atuar de forma “independente” na Câmara. A ministra e o líder devem conversar pessoalmente em breve.

3 imagens
Deputado federal Mário Heringer, atual líder do PDT na Câmara
O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi
1 de 3

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 3

Deputado federal Mário Heringer, atual líder do PDT na Câmara

Reprodução/ Câmara dos Deputados
3 de 3

O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Apesar da articulação de Gleisi, lideranças do PT a minimizaram a decisão do PDT de desembarcar da base, após o escândalo da “farra do INSS” que provocou a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência.

Na visão de caciques petistas ouvidos pela coluna, a “independência” da bancada do PDT, anunciada após reunião na casa do líder do partido na Casa, Mário Heringer (PDT-MG), “não muda nada” para o governo.

Petistas argumentam que, além de o PDT ter apenas 17 deputados federais, a tendência é que a legenda continue votando com o governo Lula nas pautas que realmente importam.

No anúncio da saída da base, o próprio líder do PDT avisou que não era um “rompimento total”, mas, sim, uma declaração de “independência” após a saída de Lupi do Ministério da Previdência Social.

Críticas a Lula e Wolney

A decisão do PDT de desembarcar da base de Lula foi tomada em reunião na casa do líder do partido na Câmara, na manhã da terça. O encontro contou com a presença de todos os 17 deputados da sigla.

Na reunião, Lupi evitou falar sobre a crise do INSS, que estourou após série de reportagens do Metrópoles. Houve críticas, porém, a condução política do Palácio do Planalto em relação ao caso.

Os parlamentares do partido também criticaram o fato de o novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), ter aceitado o convite para suceder Lupi na pasta sem antes de comunicar a bancada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?