Red flags: como identificar que o “boy” não está a fim de você
Se aquela ficada já dura um tempo e começa a caminhar para algo sério, é importante saber quando a outra pessoa não está na mesma página
atualizado
Compartilhar notícia

Você está em um “rolo”, mas quer que ele vire algo a mais ? O boy, a crush ou o seu contatinho dizem todas as coisas certas e fazem você se sentir especial, mas sempre que você parece perguntar o que vocês têm, vocês voltam à estaca zero. A situação pareceu comum?
O que pode estar acontecendo é uma falta de percepção de algumas “red flags” (ou bandeiras vermelhas, em tradução do inglês) dadas por quem não está interessado em um relacionamento sério (ainda que ele seja não monogâmico).
O primeiro o para identificar que a pessoa não está tão a fim quanto você para se comprometer com um relacionamento, segundo a psicóloga Íris Simões, é perceber se a pessoa tem a capacidade de ser honesta, tanto nas palavras quanto nas ações.
“Muitas vezes, alguém pode apenas desejar algo casual, porém, não consegue ser transparente e acredita que, ao demonstrar gentileza ou pagar a conta, conseguirá alcançar seu objetivo, que no caso é o sexo”, comenta.
Em casos como esses, a profissional recomenda para suas pacientes o livro Tudo Sobre o Amor, da escritora bell hooks, como uma forma de desconstruir o mito do amor romântico.
“A partir desse ponto, é importante refletir: será que essa pessoa que diz gostar de mim continuará a me tratar bem quando eu não puder oferecer aquilo que ele deseja? E como essa pessoa trata os outros ao seu redor? Essas perguntas ajudam a entender se a relação é realmente baseada no respeito mútuo e na sinceridade, ou se há interesses egoístas por trás de seus comportamentos”, orienta a psicóloga.
Como perceber os sinais?
Para ajudar a entender se você deve ficar ou seguir em frente, é importante perceber sinais que a outra pessoa entrega.
Veja algumas red flags abaixo:
- Primeiro, se o sexo parece ser a única coisa que os mantém juntos e não há uma verdadeira conexão emocional, isso pode ser um indício de que a relação é mais superficial do que a pessoa gostaria, defende Íris.
- Outro ponto, de acordo com a especialista, é a falta de planos para o futuro. “Se ambos dificilmente conversam sobre expectativas de vida, futuro ou sobre desejos ou até mesmo de compartilhar o que esperam para os próximos os da vida, isso pode mostrar que a pessoa não está pensando em algo mais duradouro.”
- Um terceiro sinal pode ser se as conversas se resumem a sexo e não há espaço para diálogos mais profundos, é um alerta importante.
- “Se ambas partes estão cientes e sendo honestas quanto às suas intenções e desejos, está tudo certo. O problema surge quando alguém deseja uma relação séria e profunda, mas, de forma inconsciente, se submete a uma relação casual”, destaca a profissional.
- Se for o caso, termine (antes mesmo de começar). “Não vale a pena investir seu tempo e energia em alguém que não está disposto a compartilhar e crescer ao seu lado”, sugere.
Entenda seus próprios desejos
Íris acrescenta que é importante estar ciente dos próprios desejos. “Refletindo sobre seus próprios desejos, qual é momento de vida em que essa pessoa está, e claro, com o apoio da terapia, essa pessoa será capaz de compreender quais são os limites, bem como o ela pode aceitar dentro de uma relação ou não.”
Íris acrescenta, por fim, que em casos em que as pessoas em um relacionamento não estão na mesma página podem gerar frustração e desconexão emocional. “A chave está em ser honesta consigo mesma e com o outro, para evitar cair em uma situação que não corresponde aos seus reais desejos e necessidades”, reforça.