Você está vivendo o “floodlighting” no seu relacionamento? Entenda
O termo, se refere a um bombardeio de intimidade velada
atualizado
Compartilhar notícia

Pode parecer que há muitos termos de relacionamento como gaslighting, love bombing e outros e agora surgiu mais um: o floodlighting. Mas, pensando bem, esses termos podem ajudar a entender alguns comportamentos negativos que algumas pessoas colocam em relacionamento.
O floodlighting é a mais recente tendência de namoro que está fazendo sucesso no TikTok, onde as pessoas compartilham detalhes pessoais ou emocionais muito cedo em um relacionamento, geralmente na tentativa de acelerar a intimidade.
Originalmente cunhado pela psicóloga Brené Brown, floodlighting se refere a sobrecarregar alguém com vulnerabilidade de uma forma que parece mais um teste do que uma tentativa de conexão genuína.
A pessoa pode compartilhar muito cedo em um relacionamento para criar uma falsa sensação de intimidade, ganhar a empatia e a confiança da outra pessoa.
O floodlighting pode vir de um desejo honesto de conexão, mas pode sair pela culatra. Imagine ir a um primeiro encontro onde “a faísca” parece instantânea — vocês riem das piadas uns dos outrps, os olhos brilham quando se vêem você e, após umas bebidas, você pensa: “Por que não contar o meu maior trauma de infância?”
Alguns sinais de floodlighting incluem a divulgação rápida e precoce de informações pessoais detalhadas, uma troca desequilibrada dessas informações, uma conexão emocional rápida e intensa e uma análise detalhada das reações às informações compartilhadas.
Isso pode parecer um primeiro encontro comum para algumas pessoas, com a urgência que muitos sentem de compartilhar informações pessoais e despejar traumas nos outros, pode ser um jeito de se blindar da real exposição.