atualizado
A cidade de Abaetetuba, no baixo Tocantins, no estado do Pará, acaba de ganhar sua Usina da Paz, espaço dedicado à cidadania, desenvolvimento social e redução da violência no estado. A usina, inaugurada no último sábado (29/03), é a primeira da região, onde agora, milhares de moradores am a contar com mais de 70 serviços gratuitos. O complexo, estruturado para ser um ponto de transformação comunitária, reforça um modelo de inclusão social que já impactou milhões de pessoas em todo o estado.
A UsiPaz Abaetetuba foi projetada para atender cerca de 160 mil moradores, oferecendo mais de 70 serviços gratuitos em áreas essenciais como saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. O complexo conta com espaços modernos e bem equipados, incluindo um ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, teatro, praça coberta, salas para assistência social, emissão de documentos e consultórios médicos e odontológicos.
As obras foram realizadas por meio de uma parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale, reforçando o modelo de cooperação entre o setor público e privado para viabilizar projetos de impacto social. Somente em 2025, o estado já entregou Usinas da Paz, nos municípios de Castanhal, Marabá e, agora, em Abaetetuba, beneficiando diretamente mais de 616 mil pessoas.
Ver essa foto no Instagram
Impacto social e compromisso com a população
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou a relevância da Usina da Paz para o município.
“Hoje é um dia em que se abrem as portas do maior programa social da América Latina em Abaetetuba. Um programa que nos traz orgulho de ser genuinamente paraense, construído para os paraenses, e que vai trazer para esta cidade a experiência extraordinária da transformação social, para que possamos mudar para melhor a realidade da comunidade, reduzindo os índices de criminalidade e fazendo com que famílias de Abaetetuba possam ter aqui o seu segundo lar. A Usina, por onde chega, garante serviços transformadores e, a partir de agora, está à disposição do povo desta querida cidade”.
Governador Helder Barbalho
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, também ressaltou a importância do projeto. “Hoje é um dia muito importante para Abaetetuba. Um dia de oportunidades, pois o futuro começa agora com a Usina da Paz. Mais do que estrutura, a Usina da Paz representa cuidado com as pessoas, representa oportunidades para todas as famílias que terão o facilitado ao esporte, mais educação, cultura e a muitas outras atividades”, declarou.
A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, celebrou a chegada do equipamento. “A Usina da Paz é uma fábrica de talentos, e são essas oportunidades que geram riqueza e cidadania. Por meio dos serviços disponibilizados nela vamos espantar a violência do nosso município e garantir um futuro melhor para a nossa população. A Usina é um exemplo de parceria, e eu agradeço ao Governo do Pará”, disse.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, ressaltou o início de uma nova era para o município.
“Seguiremos trabalhando para que a Usina possa ser uma referência em serviços e atendimentos à comunidade, e convidamos toda a população de Abaetetuba para conhecer este projeto lindo do governo do estado”, endossou.
Usina da Paz: um projeto que transforma vidas
Criadas dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), as Usinas da Paz procuram reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida em áreas vulneráveis do estado. O modelo inovador do projeto é reconhecido nacionalmente como uma solução eficaz para fortalecer políticas públicas de cidadania e segurança.
Desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, mais de 8,5 milhões de atendimentos foram realizados, abrangendo serviços essenciais como atendimentos médicos, odontológicos, assistência jurídica, emissão de documentos e capacitação profissional. Além disso, o projeto tem impacto direto na segurança pública, promovendo a pacificação em comunidades antes marcadas por altos índices de criminalidade.
A moradora de Abaetetuba, Ana Rodrigues, levou sua família para conhecer a nova estrutura e destacou o impacto positivo.
“Este é um projeto de fundamental importância, que vai ajudar muito, principalmente as crianças. Sabemos que a Usina veio para melhorar o nosso município e engrandecer a nossa cidade. Abaetetuba só tem a melhorar para as pessoas, com mais oportunidades para aprendermos e nos desenvolvermos”, afirmou.
A estudante Maria Benedita Lobato também visitou a nova UsiPaz e elogiou a iniciativa. “É a coisa mais linda. Meu esposo trabalhou aqui nas obras da Usina, e a gente também se sente parte do projeto. A cidade de Abaetetuba foi agraciada com esse local. Estamos muito felizes, porque nossos filhos vão ter lazer e esporte. Não vão ficar na rua, nem na internet. É um momento muito importante, e nós estamos muito felizes”, comemorou.
Onde já existem Usinas da Paz no Pará
Atualmente, o Pará conta com 12 Usinas da Paz em funcionamento, localizadas nos seguintes municípios:
- Belém (5): Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem
- Ananindeua
- Marituba
- Castanhal
- Marabá
- Parauapebas
- Canaã dos Carajás
- Abaetetuba
Onde estão sendo construídas novas Usinas da Paz
Atualmente, 25 novas unidades estão em construção nos seguintes municípios: Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinópolis, Benevides, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Distrito de Icoaraci, em Belém.