Compartilhar notícia

A caminhada é uma modalidade de exercício físico que se adapta a qualquer rotina — pode ser feita em parques, avenidas ou até mesmo dentro de um bairro. No entanto, essa facilidade não significa que alguém pode caminhar de forma aleatória.
Algumas estratégias contribuem para que os praticantes tenham melhores resultados e evitem lesões. O especialista de treinamento de corrida Bruno Freitas, da Cia Athletica, dá algumas dicas.
Como praticar a caminhada corretamente
Respeite o seu limite
“Caminhe de forma com que sua frequência cardíaca acelera. Uma forma muito simples de sentir isso é caminhar com velocidade maior do que com a qual você anda, sentindo que o corpo está sendo cobrado, pulmão trabalhando e os braços com movimentos mais intensos”, explica Freitas.
Sentiu algum cansaço em meio a um circuito? Não se preocupe. Certas mudanças no treinamento podem ajudar. “Não há problema caso sinta cansaço por não estar acostumado. Desacelera um pouco por um ou dois minutos e volte para a velocidade mais forte. Ou você pode começar mais tranquilamente e de dois em dois minutos intercalar entre os dois estímulos, assim seu corpo se adapta melhor”, sugere o especialista.
Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!