body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Como não fazer chá: nutri lista quais ervas não podem ser misturadas

Folhas, flores ou raízes com o mesmo efeito podem causar malefícios quando misturadas nas preparações; entenda quais são e por que evitar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de chá e ervas na mesa
1 de 1 Imagem colorida de chá e ervas na mesa - Foto: Getty Images

O consumo de chás pode trazer inúmeros benefícios ao organismo, principalmente as infusões que incluem mais de uma erva. Entretanto, algumas misturas de plantas ou outros insumos são capazes de sobrecarregar o organismo, trazendo, com elas, sérios efeitos colaterais.

Quando utilizadas da forma apropriada, as propriedades das ervas podem aumentar a imunidade, colaborar com a perda de peso, e acalmar a digestão, entre outros processos do organismo. Contudo, a nutricionista Mikaely Rodrigues faz um alerta: apesar dos inúmeros benefícios, é importante estar atento às ervas e suas funções, bem como a algumas misturas específicas.

5 imagens
Eles podem ser consumidos quentes ou frios
Beber chá pode acelerar o metabolismo
Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso
A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta
1 de 5

Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo

Getty Images
2 de 5

Eles podem ser consumidos quentes ou frios

Getty Images
3 de 5

Beber chá pode acelerar o metabolismo

Getty Images
4 de 5

Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso

Getty Images
5 de 5

A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta

Getty Images

Confira abaixo quais as folhas, flores e raízes que podem trazer malefícios ao serem misturas:

  • Ginkgo biloba e erva-de-são-joão (Hypericum perforatum): a associação dessas folhas pode levar a alterações no metabolismo hepático e picos de pressão arterial.
  • Ginkgo biloba e alho: Rodrigues alerta que, em forma de chá, ambos aumentam o risco de sangramento. Juntos, esse efeito é potencializado, podendo chegar ao ponto de provocar hemorragias.
  • Erva-de-são-joão com valeriana ou iflora: a nutricionista alerta que o risco é de sedação excessiva, sonolência intensa e até depressão respiratória – condição em que a respiração ocorre de forma lenta e ineficaz.
  • Unha-de-gato (Uncaria tomentosa) com equinácea (Echinacea purpurea): ambas estimulam o sistema imunológico, podendo causar excesso de resposta imune ou rejeição em pacientes transplantados.

Existem outros tipos de ervas que não devem ser misturadas. Em especial, aquelas que tem o mesmo efeito no organismo. “A cavalinha misturada com ervas como o chá verde, que têm cafeína, pode aumentar a insônia”, exemplifica a especialista.

Quando consumidas, as substâncias ativas dessas plantas interagem entre si ou com o metabolismo de quem bebe. Rodrigues explica que a interação altera a absorção de cada uma, aumentando efeitos adversos ou anulando benefícios.

O modo de preparo também é uma etapa que merece atenção. Principalmente por que, a depender da forma que a bebida é preparada, as folhas podem perder importantes propriedades.

Enquanto as folhas e flores precisam ser preparadas em infusão (método de abafar as folhas na água já fervida), as raízes, cascas e sementes devem ser feitas em decocção – cozinhadas por 10 min em água, a fim de extrair melhor as propriedades terapêuticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?