body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mesmo com Motta no exterior, obstrução da oposição falha na 1ª semana

Único dia em que Câmara não teve votações foi na quarta-feira (26/3), dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) virou réu no STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados tributária carne - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados tributária carne - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A obstrução anunciada pela oposição nos últimos dias falhou nesta primeira semana, mesmo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em viagem oficial fora do país. Ainda que em um movimento inicial, líderes da oposição anunciavam que os trabalhos na Casa parariam, o que não ocorreu.

A oposição planeja nas próximas semanas seguir em obstrução para pressionar pelo andamento da proposta de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e em represália à decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado. No momento, a ação se limita ao PL e ao Novo.

A Câmara tinha três dias de sessão previstas para esta semana e só na quarta-feira (26/3) não houve votações de propostas no plenário da Casa. No mesmo dia, no entanto, as comissões funcionaram normalmente com votações. Na quarta, Bolsonaro virou réu no STF.

Naquele dia, o presidente em exercício da Câmara, Altineu Cortes (PL-RJ), abriu a ordem do dia e fechou segundos depois alegando “falta de acordo” para a votação de proposições, o que governistas disseram que de fato havia. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), discursou no plenário dizendo que aquele era o início da obstrução da oposição na Casa.

“Queremos dizer que, se pensaram que a gente ia baixar a cabeça, nós, hoje, já começamos a obstruir aqui na Câmara. Hoje, aqui na Câmara, ninguém vai fazer nada. Não teve ordem do dia. E nós vamos continuar nessa trincheira da luta”, afirmou.

Apesar da fala de Sóstenes, a tentativa de obstruir os trabalhos havia começado antes. Na terça-feira (25/3), o líder da oposição na Casa, Zucco (PL-RS), tentou iniciar o movimento da obstrução, mas falhou.

Como mostrou o Metrópoles, por volta das 15h30 daquele dia, a sessão da Câmara tinha 300 deputados presentes. O quórum era maior do que os 257 necessários para dar início às votações. Parlamentares mostraram que, após a tentativa de obstrução se mostrar falha, lideranças da oposição dispararam mensagens avisando que tinham desistido de travar o plenário.

Na quinta-feira (27/3), a oposição também não conseguiu travar votações. Dois acordos internacionais foram aprovados no plenário, mesmo com o PL e o Novo em obstrução.

Em uma das tentativas de não votar uma das propostas, a oposição foi derrotada por 318 votos a 54 em um requerimento para retirada de pauta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?