body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Nutricionista cita 4 alimentos com ação detox para incluir na dieta

A nutricionista Aline Petrilli explica os benefícios de consumir alimentos com ação detox. A mestra em saúde pública cita quatro opções

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Alimentação – nutrição – detox
1 de 1 Alimentação – nutrição – detox - Foto: Getty Images

De acordo com a nutricionista Aline Petrilli, a vantagem de ter um estilo de vida detox é manter o metabolismo celular no potencial máximo. “Isso reflete na saúde do organismo como um todo”, explica a mestra em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a especialista cita quatro alimentos “que atuam otimizando as etapas de conversão de um composto tóxico para ser eliminado”.

Antes de citar quais são os alimentos, a nutricionista destaca que “o corpo entra em contato com compostos causadores de toxicidade às células diariamente“. Ela complementa sobre esse processo prejudicial à saúde precisar ser “corrigido”.

“De forma sucinta, a detoxificação consiste no processo de bioconversão das toxinas, que ocorre principalmente no fígado e transforma os compostos tóxicos, difíceis de serem excretados, em uma molécula mais polar e hidrossolúvel para facilitar a sua eliminação por meio de órgãos como intestino, rins, pele, pulmões e sistema linfático”, elucida a mestra em saúde pública.

4 imagens
A água é um dos alimentos citados pela especialista
Por ser cítrica, a laranja tem ativos que contribuem para a detoxificação
Controle da resistência insulínica e melhora da função hepática, além de controle dos níveis do colesterol, são alguns dos efeitos positivos do consumo de cúrcuma
1 de 4

A nutricionista Aline Petrilli elenca quatro alimentos com potencial detox

Getty Images
2 de 4

A água é um dos alimentos citados pela especialista

Andreswd/Getty Images
3 de 4

Por ser cítrica, a laranja tem ativos que contribuem para a detoxificação

Eric Audras/Getty Images
4 de 4

Controle da resistência insulínica e melhora da função hepática, além de controle dos níveis do colesterol, são alguns dos efeitos positivos do consumo de cúrcuma

Pexels

Alimentos detox

Aline menciona sobre os alimentos detox também potencializarem a atividade dos órgãos responsáveis pelo processo eliminação de componentes tóxicos. A seguir, ela cita as opções com essa propriedade e os benefícios de consumi-las:

  • Água: é um dos principais veículos de eliminação de toxinas. “Você pode fazer um cálculo individualizado para saber quanto precisa ingerir de água por dia. É só multiplicar o seu peso corporal por 35, e o resultado será a quantidade necessária por dia”, esclarece a especialista.
  • Frutas cítricas (limão, laranja e mexerica): são fontes de terpenos, potentes antioxidantes que auxiliam na conversão das toxinas em compostos excretáveis, conforme aborda a nutricionista.
  • Cúrcuma: tem curcumina. Segundo a mestra em saúde pública, esse ativo é um cofator de transcrição fundamental para a produção das enzimas envolvidas no processo de detoxificação.
  • Pimentas preta e vermelha: trazem na composição piperina e capsaicina. “Ambos os compostos estão envolvidos no aumento da expressão da glicoproteína-P (P-gp), responsável pelo transporte de toxinas para fora da célula”, sustenta.

Consumo

Questionada se esses alimentos detox devem ser ingeridos diariamente, Aline Petrilli esclarece: “Mais importante do que incluir todos no mesmo dia, é manter a frequência de consumo e variar ao longo da semana os tipos de vegetais, frutas, chás, temperos naturais e sementes. Assim, abrangerá uma gama maior de nutrientes e não ficará uma alimentação difícil ou monótona.”

Fotografia mostra várias pimentas caienas termogênicas enfileiradas em mesa de madeira - Metrópoles
A pimenta vermelha consta na lista da nutricionista sobre os alimentos detox

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?