INSS: governo prepara material sobre app que vai notificar aposentados
Governo prepara material para redes sociais sobre aplicativo que vai notificar idosos atingidos pelo esquema de fraude no INSS
atualizado
Compartilhar notícia

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) prepara materiais explicativos sobre como aposentados poderão usar o aplicativo “Meu INSS” para o ressarcimento dos descontos indevidos.
Segundo apurou a coluna, o material deve ser publicados nas redes sociais oficias de órgãos do governo relacionados de alguma forma no escândalo, como o Ministério da Previdência Social e o próprio INSS.
O material preparado pela Secom vai explicar o o-a-o do processo, de acordo com fontes da pasta. A ideia do governo é deixar a comunicação de como o aplicativo vai funcionar “da forma mais fácil” e clara possível.
Como Metrópoles noticiou, a partir do dia 14 de maio, aposentados e pensionistas serão notificados e poderão consultar os valores e a entidade responsável por fazer descontos associativos indevidos nos benefícios.
As notificações serão feitas meio do aplicativo ou site “Meu INSS”, que já existe atualmente. Aposentados e pensionistas também poderão ligar na central de atendimento do órgão, pelo número 135 em busca de mais esclarecimentos.
Metrópoles revelou escândalo do INSS
O escândalo do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foi revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados.
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal. Também provocaram a demissão do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.